Carregando..

Notícias

12/05 – Dia da Enfermeira e do Enfermeiro – 2020 – Ano da Enfermagem


Iniciativas do Coren-MG homenageiam profissionais e exaltam a semana e o ano da Enfermagem 2020

Dentre as ações desenvolvidas estão a distribuição de EPIS em toda Minas Gerais e a realização de lives técnicas por profissionais especialistas nos assuntos escolhidos

Nesta terça-feira (12/5), começaram oficialmente as atividades da Semana da Enfermagem pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG). Em maio, são celebradas duas datas importantes para a categoria: o Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem (12) e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20) e este ano, mais que nunca, queremos mostrar o quanto eles são importantes.

Além de estarem na linha de frente do combate à Covid-19, para os profissionais da categoria este ano é especial por ter sido escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Ano da Enfermagem. Para isso, foi lançada, no início de 2019, a campanha Nursing Now, uma grande ação internacional de valorização dos profissionais da enfermagem.

Uma das principais iniciativas do Coren-MG neste mês de maio é uma espécie de força tarefa montada para a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) em instituições de saúde de toda Minas Gerais, que expressa, na verdade, a preocupação do Conselho com a segurança dos profissionais de enfermagem que estão na linha de frente da batalha contra o coronavírus e também com a sociedade.

Cabe lembrar que, para aquisição destes EPI´s, o Coren-MG destinou R$1 milhão, valor que apenas foi possível graças à economia de gastos realizada pelo Conselho em vários de seus setores e de parte de recursos que seriam empregados na realização da Semana da Enfermagem 2020.

Durante a entrega dos materiais, conselheiros e enfermeiros fiscais orientam os profissionais quanto ao uso correto, bem como a paramentação e desparamentação dos EPIs, que devem ser realizadas de forma correta a fim de evitar a contaminação. Na visita são fornecidas, ainda, informações sobre o serviço de suporte emocional oferecido pelo Coren-MG, material técnico específico relativo a Covid-19 (disponível no site) e esclarecimentos de como fazer a inscrição on-line, entre outros assuntos.

Outras iniciativas

Diferente de anos anteriores, a programação da Semana da Enfermagem de 2020 não contará com o tradicional ciclo de palestras e apresentações culturais, mas outros recursos estão sendo utilizados para homenagear os heróis do cuidado.

Exemplo disso foi a projeção, na noite da última segunda (11/05), de mensagem no Edifício JK, em Belo Horizonte, realizada em parceria com o movimento Viva JK, que marcou o início das homenagens, ação, inclusive, reproduzida pela atriz Glória Pires em suas redes sociais.

Nesta terça (12/05), a partir das 18h30, mais homenagens serão projetadas no estádio Mineirão, em parceria com a Rádio Itatiaia e, a partir das 19h, outras mensagens exibidas na Rua da Bahia, esquina com Rua dos Tupinambás, no Centro.

Outro destaque nas ações do Coren é a realização de lives técnicas, cujas transmissões têm como objetivo auxiliar, especialmente, os profissionais que estão atuando no combate ao coronavírus. Nesta terça, às 20h30, o tema da live exibida pelo Instagram do Coren-MG será “O cuidado paliativo em tempos de Covid-19”, assunto abordado pelo mestre e doutor em Cuidados Paliativos, enfermeiro Alexandre Silva.

O mês da Enfermagem também será marcado pela exibição, nas redes sociais do Coren-MG, de vídeos com depoimentos de profissionais da Enfermagem em homenagem aos colegas de profissão. Além disso, serão publicadas mensagens de agradecimento enviadas por artistas e personalidades, dentre eles, os cantores mineiros Aline Calixto e Flávio Renegado, os jornalistas Leila Ferreira, Fernando Rocha e Pedro Rocha e representantes de amplos setores da sociedade civil.

 

Confira aqui ações da parceria entre as(os) profissionais de Enfermagem de Minas Gerais e o Coren-MG:
• Liberados R$ 1.000.000,00 para compra de EPIs; máscaras sendo distribuídas
• Quase 20.000 assinaturas entregues para o Governador Romeu Zema para gratificação dos profissionais de Enfermagem
• Denúncias da Enfermagem entregues ao Ministério Público entregar denúncias sobre condições inadequadas de trabalho, dezenas sendo investigadas
• Dezenas de milhares de assinaturas entregues nas mãos do presidente da ALMG pelos 40% de insalubridade
• Disponibilizado canal exclusivo para denúncia em – denunciascovid@corenmg.gov.br
• Página exclusiva para informar sobre o Coronavírus em – www.corenmg.gov.br/coronavirus
• Novo site e aplicativo para facilitar a vida dos inscritos