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Ano de conquistas e realizações


Confira o resumo das ações do Coren-MG em prol da Enfermagem realizadas em 2019

O servidor Marlon Moreira, a primeira-tesoureira Vânia Ferreira, a conselheira Magaly Cândido e a presidente do Coren-MG, Carla Prado Silva visitaram a UAI Patos de Minas para verificar como é feito o atendimento aos profissionais de Enfermagem

Data da publicação: 23/12/2019

O ano está terminando e este momento é uma oportunidade para analisarmos nossos atos. Em 2019, foram muitas conquistas em prol dos profissionais de Enfermagem. Desconto recorde nas anuidades, isenção da taxa de especialista, anuidade única para os profissionais com mais de um registro foram algumas delas. 

Anuidade 2020 com desconto de até 30%. Esta foi a decisão do Coren-MG, que tem autonomia para estabelecer o valor do abatimento obedecendo a um teto máximo, conforme Resolução Cofen 616/2019. Este benefício será concedido a todos os inscritos que não têm débitos com o Coren-MG. Isso garante que você pague o menor valor desde 2013. Também será concedido 20% de desconto para todos que pagarem à vista a anuidade de 2020 e tiverem seus débitos já negociados com o Coren-MG, e 10% de descontos para todos que pagarem à vista a anuidade de 2020, independente dos seus débitos. 

O Coren-MG também apoiou integralmente a resolução do Cofen que trata do pagamento de anuidade única pelos profissionais com mais de um registro. No documento, está determinada, ainda, a diminuição de 21 para sete do número de taxas e serviços cobrados pelos Conselhos Regionais. Além disso, a resolução incluiu o benefício de desconto na primeira anuidade aos profissionais recém-inscritos: 30% para enfermeiros e 50% para auxiliares e técnicos. A decisão entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro.

A fim de averiguar irregularidades que possam prejudicar os profissionais de Enfermagem no trabalho, o Conselho também intensificou a fiscalização aos hospitais e instituições de saúde. Uma destas ações foi feita no Hospital São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves, que constatou o déficit de 13 técnicos de enfermagem, que, após notificação do Coren-MG, formam contratados. Outro exemplo foi a visita à Policlínica Municipal de Divinópolis, onde foi constatado déficit de enfermeiros para prestação da assistência de Enfermagem, o que também gerava sobrecarga de trabalho sobre a enfermeira que cumpria jornada de 7h às 11h e, consequentemente, comprometia o atendimento aos pacientes. Após notificação do Coren-MG, dois enfermeiros foram contratados.

Confira outras ações em prol da Enfermagem:

UAIs
Uma parceria entre o Coren-MG e o governo do estado está facilitando e muito o acesso dos profissionais de enfermagem aos serviços oferecidos pelo Conselho. Por meio de Unidades de Atendimento Integrado, mais conhecidas como UAIs, podem ser requisitados os mais diversos tipos de serviços, como inscrições definitiva, secundária e remida, emissão de boleto, transferência de inscrição e muito mais. Todo o serviço é realizado por pessoas altamente capacitadas e em quantidade suficiente para atender a demanda. O primeiros muncípios que contam com a facilidade são Divinópolis e Patos de Minas. A previsão é que outros municípios tambem possam contar com o serviço por meio das UAIs. 

Totens nas 32 UAIs 
Como o objetivo de facilitar a acesso dos inscritos a alguns serviços do Coren-MG, o Conselho prevê a implantação e totens nos 32 postos de UAI existentes no estado. Por meio do recurso, os inscritos poderão emitir boletos e certidões, sem ter que se deslocar para a sede ou subseções do Coren-MG.

Agendamento on-line
Para facilitar e agilizar o atendimento na Sede, o Coren-MG implementou, em sua sede, em Belo Horizonte, o sistema de agendamento on-line, por meio do Portal do Inscrito (www.corenmg.gov.br/portal-do-inscrito). Ao chegar na Sede, o profissional deve informar na recepção que realizou o agendamento on-line para receber sua senha específica de atendimento agendado. O profissional que não puder comparecer deve realizar o cancelamento no Portal do Inscrito. Caso não o faça, ficará impedido de realizar novo agendamento pelo período de 20 dias. A previsão é de que no próximo ano o serviço esteja disponível também para as subseções.

Terceirização do Atendimento / Central Telefônica
Atendimento personalizado, com qualidade e respeito ao profissional de Enfermagem. Pensando nisso, o Coren-MG, graças à terceirização, ampliou o número atendentes nos guichês, que passou de 3 para 5 pessoas na recepção da sede, em Belo Horizonte. Os novos atendentes receberam treinamento específico para cuidar das necessidades da Enfermagem, sendo preparados para solucionar todas as suas dúvidas ou fazer o encaminhamento ao setor adequado. Outra mudança foi a criação de uma central que agora concentra todo as ligações recebidas pelo Coren-MG. São 11 atendentes altamente treinados para esclarecer suas dúvidas sobre inscrição, registro, cadastro, entre outras.

Intervenção em Brumadinho
O rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro, resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. Para apurar denúncias sobre ameaças que os profissionais de Enfermagem de unidades de saúde estariam sofrendo por parte de algumas pessoas da comunidade durante a emissão de comprovantes de residência nas Unidades Básicas de Saúde, representantes do Coren-MG estiveram na cidade para apurar os fatos. Isso ocorreu devido à responsabilidade delegada aos enfermeiros depois de um acordo firmado entre a Vale S/A e a Secretaria de Saúde do município. Para resguardar legalmente o profissional e garantir sua segurança, o segundo-secretário do Coren-MG, Gustavo Arantes, e o procurador Francisco Starling entregaram um parecer elaborado pelo Conselho acerca da competência técnico-científica, ética e legal quanto à emissão de comprovante de residência por enfermeiro em Unidade Básica de Saúde da cidade.