
De 5 de fevereiro a 31 de março de 2020, o Centro de Documentação …
O espaço foi criado em 2008, objetivando a Educação Continuada (EC) de profissionais da enfermagem e de servidores, que utilizam as obras para diferentes atividades.
A educação continuada é uma ferramenta com objetivo de melhorar o desempenho profissional e que, tornando-se permanente, possibilita o desenvolvimento de competência profissional, visando à aquisição de conhecimentos, de habilidades e de atitudes, para interagir e intervir na realidade além de auxiliar a minimizar os problemas advindos da defasagem na formação. Trata-se do caminho para uma assistência de qualidade, respeitando-se o paciente e o profissional, que engloba programas de ensino que proporcionam aos trabalhadores oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades em suas ações profissionais, incluindo-se as necessidades da instituição, respeitando as particularidades pessoais (GUIDONI; AHLERTP, 2020, p. 103-104).
No Decreto n° 94.406/87, art. 8°, inciso II, alínea “n”, que regulamenta a legislação do Exercício Profissional de Enfermagem, fica estipulado como atribuição do Enfermeiro: "n) participação nos programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde, articularmente nos programas de educação continuada; (BRASIL, 1987)."
Missão da Biblioteca: "Oferecer serviços de informação de qualidade para profissionais da enfermagem e servidores do Coren-MG, contribuindo para a sua educação continuada e apoiando a pesquisa."
Na biblioteca o visitante acessa o acervo e ainda conta com local para estudos, internet, notebook.
A Deliberação do Coren-MG nº. 128/2011 criou o Centro de Documentação e Memória e dispôs como competência da biblioteca: “VI - realizar difusão cultural.” Por isso, no espaço recebe obras de arte em exposições para apreciação dos visitantes.
A biblioteca, como lugar de interação entre a leitura e o leitor, conservação e preservação da memória, provoca uma interseção entre essa e seus leitores. Para os usuários são dedicados todos os seus esforços, tanto no que diz respeito à organização e tratamento da informação, como na disseminação da cultura. Buscamos que ela atue como centro fomentador e gerador do conhecimento, de portas abertas para o público, contribuindo para sua educação continuada.
Visite-nos na Rua da Bahia, 916 no 4º andar, no Centro de Belo Horizonte-MG
Telefone: (31) 3238-7549
A biblioteca possui mais de 3.795 obras dentre livros, periódicos, DVD’s e CD’s da área da enfermagem, saúde pública, direito, literatura e outros.
Inscritos e estudantes podem usar o acervo no local. Colaboradores e servidores do Conselho podem fazer empréstimos domiciliares.
A biblioteca possui um catálogo on-line do acervo e nele é possível realizar buscas pelo autor, título, assunto, editora, ISBN, série. Consulte em: https://sig.corenmg.gov.br/biblioteca/acervo/index.html
Disponibiliza links de conteúdos on line da área de enfermagem, saúde, ciência da informação e administração pública, que podem ser acessados gratuitamente, além de sites nacionais e internacionais, bibliotecas virtuais, base de dados, revistas on line de enfermagem.
Desde abril de 2012, o Coren-MG utiliza a biblioteca como Espaço expositivo de arte, onde são expostas obras de diferentes artistas brasileiros e estrangeiros, com diversidade de percepções e técnicas, como litografia, grafite, desenho, fotografia, óleo sobre tela, acrílico sobre tela dentre outras.
Exponha seus trabalhos! E-mail: arte@corenmg.gov.br
De 5 de fevereiro a 31 de março de 2020, o Centro de Documentação …
Para entrar em contato, preencha corretament o formulário ao lado.
Segunda a sexta, de 7h às 18h, por meio de agendamento