Carta aberta do Cofen e dos Conselhos Regionais na Folha de S. Paulo

Hoje, 20 de maio, Dia da Técnica, do Técnico, da Auxiliar e do Auxiliar de Enfermagem, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os Regionais divulgaram Carta Aberta à Sociedade. No documento, publicado no jornal Folha de S. Paulo, é retratada a luta diária dos profissionais que estão atuando na linha de frente no combate ao coronavírus.

A carta fala da dor dos profissionais diante da perda de um paciente, da alegria em ver os que estão recuperados e da angústia frente ao risco eminente de infecção, situação extremamente desgastante e que os têm levado ao estresse.

O documento reforça a importância da enfermagem que, com seus mais 2,3 milhões de profissionais, é a única área da saúde a estar presente nos 5.570 municípios e 31 regiões administrativas (no caso do Distrito Federal) do Brasil. Mesmo assim, não tem o devido valor, estando, muitas vezes, invisível no que se refere a políticas públicas.

Por isso, na carta é ressaltada a necessidade de o Congresso Nacional discutir, enfim, o piso salarial nacional, e desengavetar o projeto de lei que trata da jornada de 30 horas semanais, proposta e aprovada em todas as comissões, mas que alcançou a maioridade sem votação.

Assim como o Coren-MG, o Cofen também vem atuando amplamente na esferas técnica, política e judicial, para garantir condições mínimas de segurança e trabalho para a Enfermagem. Isso inclui ações imediatas, como a aquisição emergencial de máscaras N-95/PFF2 para distribuir aos profissionais.

Clique aqui para ler a carta na íntegra.