Cerimônias marcam início dos atendimentos do Coren-MG nas UAI’s

Parceria entre o Conselho de Enfermagem e o governo do Estado possibilita oferta dos serviços em Unidades de Atendimento Integrado no interior de Minas

​​​​Divinópolis e Patos de Minas são as duas primeiras cidades do Estado que já contam com a prestação de serviços em Unidades de Atendimento Integrado (UAI’s), iniciativa pioneira do Coren-MG, viabilizada através de parceria com o governo de Minas.

A cerimônia que deu início à oferta dos serviços foi realizada em Divinópolis, município do Centro-Oeste de Minas, no dia 11 de março e, no dia 13, foi a vez de Patos de Minas ser a beneficiada pelo projeto. Graças à iniciativa, os profissionais de Enfermagem não precisaram mais se deslocar para Belo Horizonte para recorrer aos serviços do Coren-MG.

Em Divinópolis, o evento ocorreu no auditório do Complexo de Saúde São João de Deus, oportunidade em que estiveram presentes diversas autoridades da cidade e do Estado, além de profissionais de Enfermagem da região. A mesa de abertura foi composta pela presidente do Coren-MG, enfermeira Carla Prado Silva, pela coordenadora da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Divinópolis, Flávia Morais de Oliveira, pela responsável técnica do Complexo de Saúde São João de Deus, enfermeira Karina Almeida Duarte, e pelo presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estados de Minas Gerais (SEE/MG), Anderson Rodrigues.

No município de Patos de Minas, a cerimônia de início das atividades do Coren-MG, através da UAI, foi realizada no dia 13 de março na Câmara Municipal da cidade. O evento contou com a presença da presidente do Coren-MG, Carla Prado Silva, o coordenador da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplag) de Patos de Minas, Luiz Rassi, a enfermeira Elizaine Aparecida Guimarães Bicalho, que representou a secretária Municipal de Saúde, enfermeira Denise Fonseca; a enfermeira responsável técnica do Hospital Regional Antônio Dias, Joventina da Silva, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Sousa, e do presidente do SEE/MG, Anderson Rodrigues.

Durante a cerimônia em Divinópolis, Carla Prado ressaltou sua satisfação com o início das atividades do Coren-MG na UAI. “Esse projeto é o que me deixa mais feliz dentre todos já realizados por nossa gestão. Aproximar cada vez mais os profissionais de Enfermagem do Conselho é uma tarefa que eu, particularmente, como Enfermeira fiscal, sempre tive vontade de tornar real. Por muito tempo, em meu exercício, eu realizava os serviços para os inscritos, mesmo não sendo essa a minha função, mas sentia que isso era uma forma de facilitar a vida de toda a categoria. Não tenho dúvidas de que, se conseguirmos fazer com que esse projeto esteja em todas as UAI’s do Estado, isso será, para mim, o maior legado da gestão”, realçou.

No mesmo evento, o Coren-MG prestou homenagem à enfermeira Maria Inês Ribeiro Leão que, por mais de 20 anos, foi representante do Conselho em Divinópolis. Carla Prado destacou que foi graças à parceria com Maria Inês que o Coren-MG pôde estar mais próximo dos profissionais de Enfermagem no município. “É a partir da entrega incondicional de seus colaboradores que o Conselho consegue se tornar mais forte e, consequentemente, fortalecer toda a categoria”. Como forma de agradecimento, uma placa foi entregue à Enfermeira, destacando os relevantes serviços prestados à população de Divinópolis.

​Maria Inês Leão destacou que sua dedicação à profissão se deve à própria mãe, que a ensinou e “formou” para a Enfermagem. “Preciso honrar essa ancestralidade na figura dela, que foi Enfermeira. Está comigo o aprendizado que tive com ela de honrar e respeitar o Código de Ética da Enfermagem e o código de ética da vida. Agradeço muito e peço licença para homenagear, na figura da minha mãe, os Enfermeiros que estão aqui hoje e os que não puderam estar, mas sempre fazem a assistência nessa profissão tão nobre que é a nossa”, destacou.

Encerradas as cerimônias nestas UAI’s, os membros da comissão do Coren-MG que estiveram presentes nas solenidades, foram às Unidades para acompanhar os primeiros atendimentos aos profissionais de Enfermagem. Para a técnica em enfermagem Jaazielle Lorraine Ribeiro, que mora e trabalha em Divinópolis, a parceria facilitou muito para os profissionais de Enfermagem, principalmente para quem já está trabalhando. ”É muito melhor ter um serviço próximo dos profissionais. Traz comodidade, facilidade. Eu estava pendente com os documentos e o hospital me cobrando para acertá-los. Através da prestação de serviço aqui na UAI, gasto bem menos tempo, e, assim, resolvo aqui mesmo, sem ter que me deslocar para a sede em BH”, reiterou.

A visita à UAI Divinópolis foi acompanhada pelo segundo-secretário e pela primeira-tesoureira do Coren-MG, Gustavo Arantes e Vânia Ferreira, pela técnica em enfermagem Jaazielle Ribeiro, pela presidente do Coren-MG, Carla Prado, pela coordenadora da UAI do município, Flávia Oliveira, e pelo primeiro-secretário, Érico Barbosa

Para iniciar a prestação de serviços nas UAI’s, os funcionários destas Unidades receberam treinamento dos profissionais do Coren-MG. Além disso, um agente administrativo do Conselho estará presente durante o período de implementação dos serviços oferecidos pelo Coren-MG, a fim de que possibilitar a adaptação dos funcionários das UAI’s ao sistema do Conselho. Ao todo, profissionais de 75 municípios serão beneficiados, sendo 54 na Gerência Regional de Saúde (GRS) de Divinópolis e 21 na GRS de Patos de Minas. Para se ter uma ideia da comodidade e facilidade de acesso aos serviços do Coren-MG, profissionais do município de Patos de Minas, que antes precisavam percorrer 220 quilômetros até a subseção mais próxima (Uberlândia), hoje, com o atendimento na UAI de Patos, não necessita percorrer mais essa distância. O objetivo dessa gestão é que, até o final de 2020, as 32 UAI’s distribuídas pelo estado conte com os serviços do Coren-MG.

Locais de atendimento

UAI Divinópolis