Coren-MG entrega EPIs em todo o estado

Nos últimos dias, a equipe do Coren-MG está entregando EPIs em diversas instituições do estado. Embora não seja uma atribuição do órgão, a ação se deve à preocupação do Conselho com a segurança dos profissionais de enfermagem que estão combatendo o coronavírus. Para conseguir isso, foi feita economia em diversos setores, gastos com a Semana da Enfermagem foram cortados e o investimento é da ordem de R$ 1 milhão.

Durante as entregas, conselheiros e enfermeiros fiscais também orientam os profissionais quanto ao uso correto, bem como a paramentação e desparamentação dos EPIs, que devem ser realizadas de forma correta a fim de evitar a contaminação pela Covid-19. Na visita são fornecidas, ainda, informações sobre o serviço de suporte emocional (www.bit.ly/suporteemocionalcorenmg), material técnico específico sobre o coronavírus que está disponível no site, inscrição online, entre outros assuntos.

Além disso, as dúvidas relatadas pelos profissionais, que não podem ser sanadas no momento da entrega, são encaminhadas para o setor responsável dar um retorno.

Os critérios de prioridade para a entrega das máscaras se darão conforme a seguinte ordem:

• Possuir leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) com pacientes suspeitos e/ou confirmados ou pacientes intubados;
• Seja referência para a Rede Ampliada de Saúde (RAS).
• Prontos-socorros.
• Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
• Outras unidades hospitalares.
• Unidades Básicas de Saúde (UBS).
• Outras instituições de saúde, como ILPI, home care, dentre outras.
• Profissionais de Enfermagem autônomos, que comprovem o exercício atual da profissão junto a pacientes suspeitos e/ou contaminados.

Casos excepcionais serão revisados pela presidência do Conselho.

É o Coren-MG trabalhando junto com a Enfermagem de Minas na luta contra a Covid-19