Coren-MG promove visita técnica ao hospital universitário da Unimontes

Segundo a enfermeira fiscal que atua na região, Madalena Andrade, esse déficit pode originar riscos aos profissionais de enfermagem e aos usuários. “De fato, as condições de trabalho desfavoráveis e a sobrecarga têm impacto na qualidade da assistência prestada, levando ao risco de erro, que pode causar dano ao paciente. Ademais porque profissionais de enfermagem ficam ainda mais expostos ao adoecimento e afastamentos do trabalho”, salienta.

De acordo com apuração realizada pelo Coren-MG, no HUCF há um déficit de 140 técnicos e/ou auxiliares de enfermagem e 92 enfermeiros. Este cenário foi decisivo para a visita. “Quando se esgotam todas as possibilidades de negociação e a instituição não cumpre as notificações, o Conselho faz representação judicial, ou seja, encaminha para uma ação civil pública, por exemplo. Esta conduta é a mesma para instituições privadas, públicas e filantrópicas”, esclarece Madalena Andrade. Diante disso, o Conselho, juntamente com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e a direção do HUCF, está empenhado na solução do problema.

Tanto o Coren-MG quanto os próprios funcionários da entidade já apresentaram o problema vivenciado no Hospital Universitário Clemente de Faria ao Ministério Público sem nenhuma resposta até o presente momento, situação que precisa ser solucionada com urgência. “Mesmo que o profissional de enfermagem seja ético, comprometido com a saúde do outro, detenha os conhecimentos técnico e científico, se a entidade não proporcionar condições adequadas de trabalho, fatalmente a qualidade de assistência será prejudicada”, ressalta o presidente Marcos Rubio.

A visita técnica durou 5h30, tempo que o presidente do Coren-MG aproveitou para ouvir os profissionais de enfermagem da instituição, responder questionamentos sobre a competência do Conselho e tirar dúvidas relacionadas ao exercício da enfermagem. Além de Marcos Rubio e da enfermeira fiscal Madalena Andrade, toda atividade contou com a presença do deputado estadual Antônio Jorge. Representando o HUCF, a visitação foi acompanhada pelo superintendente José Lima, pelos diretores administrativo e de desenvolvimento acadêmico, Márcio Veloso e Roberto Ferreira Júnior, e pela diretora do departamento de Enfermagem, enfermeira RT e conselheira do Coren-MG, Mirian Faustino.

visitaHU MOC1

Durante a visita, o presidente Marcos Rubio ouviu os profissionais de enfermagem da instituição

visitaHU MOC2

visitaHU MOC3