Carregando..
Coren-MG

Coren-MG

Sede: Rua da Bahia, 916, Centro - Belo Horizonte - MG - CEP 30.160-011

Telefone: (31) 3238-7500
0800-006-3023 - Somente de telefone fixo

Email: registro@corenmg.gov.br

Atendimento: Segunda a sexta, de 7h às 18h, por meio de agendamento


Notícias

Coren-MG repudia acusações que envolvem profissionais da enfermagem em Ipatinga


“Fiquei arrasada, nosso nome foi jogado na lama” assim, a enfermeira Célia Geralda de Oliveira Pessoa descreveu o próprio sentimento após vídeo veiculado nas redes sociais do prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes. No vídeo, postado no Instagram de Gustavo, é questionada a aquisição de 251 mil aventais por parte da gestão anterior e que serviriam para a proteção dos profissionais de saúde de Ipatinga contra a Covid-19. Ao tratar da compra dos aventais, o prefeito usa palavras como “descaso, falta de respeito e irresponsabilidade com o dinheiro público”. Gustavo, ainda, coloca em dúvida a eficácia da vestimenta no que ele chama de “bizarrice”, como se os aventais não atendessem às especificações técnicas previstas para a proteção dos profissionais.

A enfermeira Célia de Oliveira, que participou do parecer técnico para o pregão que definiu a compra dos aventais descreve o que passou após a postagem do prefeito: “Fui para a UPA com crise hipertensiva por ter a nossa ética questionada”, se emociona.

Célia e outras duas enfermeiras, Cláudia Maria Soares Barbosa, referência técnica da Covid-19 e Ana Paula Leris, juntamente com a médica infectologista e referência técnica da Covid-19, Carmelinda Lobato, divulgaram um vídeo no qual explicam e comprovam que os questionamentos do prefeito NÃO condizem com a realidade dos fatos.

A aquisição dos aventais PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE IPATINGA, ou seja, da UPA, do Hospital Municipal, Samu, Atenção Básica e Odontologia foi realizada a partir do terceiro pregão eletrônico entre agosto e setembro de 2020. Ao todo, foram adquiridos 250 mil aventais, dos quais restam, apenas, 49 mil. Cabe destacar que o mesmo profissional chega a trocar de avental três vezes já que a cada interrupção seja para ir ao banheiro ou para alimentação e descanso previstos por lei, é necessário o descarte do avental para segurança do trabalhador.

Além disso, ao contrário do que foi afirmado pelo prefeito, os aventais seguem especificações técnicas da Anvisa. Em tempos em que todos se unem pelo combate à pandemia, é de se espantar uma declaração que não leva em consideração as necessidades básicas daqueles que atuam na linha de frente do cuidado com a população. Para o Coren-MG, isso é INACEITÁVEL.

O Coren-MG REPUDIA manifestações que desqualifiquem o trabalho sério dos profissionais de enfermagem. A denúncia das enfermeiras foi acatada e as devidas providências já estão sendo tomadas. NÃO ADMITIREMOS INJUSTIÇA COM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM!