Carregando..

Notícias

Coren-MG repudia ameças contra Enfº Aleff Diego


O Coren-MG vem a público demonstrar todo o apoio a Aleff Diego Santos de Oliveira, gerente de Enfermagem da UPA Oldack Pinheiro de Rezende, que fica em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Este exemplo de pessoa e profissional, que também atua na docência, vem sofrendo com a violência tão combatida mas, infelizmente, tão comum, contra os profissionais de Enfermagem.

No último dia 12/07, uma paciente veio a óbito na UPA Sarzedo, fato lamentável que, de modo completamente descabido e sem provas, está sendo creditado a uma suposta ingerência do profissional. Insultado com palavras de baixo calão e ameaçado de morte também nas redes sociais, Aleff tem sido corajoso para se manter de pé e continuar firme no seu papel de cuidar do próximo.

É importante salientar que o processo administrativo feito pela sindicância realizada pela prefeitura de Sarzedo não constou nenhuma irregularidade.

Mesmo diante dessa questão e após SEIS boletins de ocorrência, os ataques continuam contra esse respeitado e reconhecido profissional, que, inclusive, em dezembro recebeu o título de Cidadão Honorário do município em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores da cidade, em um auditório lotado.

O Coren-MG abre aqui espaço para a carta aberta do próprio Aleff, que você pode conferir logo abaixo:

CARTA DE DESABAFO AO DESRESPEITO CONTRA PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE

Há exatamente uma semana tenho vividos dias terríveis, começo dizendo que antes de mais nada sou um ser humano e respeito cada opinião alheia.

Estou sendo vítima de calúnias nas redes sociais e perseguição (que hoje chamo de meramente politicagem e suja), não há dúvidas que todos me conhecem seja das redes sociais ou até mesmo do meu local de trabalho na UPA Sarzedo (antiga policlínica).

Colegas de trabalho, amigos e pacientes podem dizer mais sobre mim, pois não é preciso se prover onde as nossas ações falam mais alto sobre nossa personalidade.

Construí um nome pautado na ética, honestidade responsabilidade e compromisso com o outro, adjetivos que me fez escolher a área da saúde, pois só escolhe lidar com o sofrimento do outro quem já esteve perto dele.

Foram anos de estudos desde o início até os dias atuais onde ainda não deixei de estudar pois somos constantes aprendiz que totalizam 8 anos entre graduação e diversas especializações que tenho com foco em aprimorar uma assistência cada dia mais humana.

Contudo por mais que tentamos nos deparamos com situações onde cabe a Deus decidir quem viverá é quem deixará esse plano para viver em outro ainda melhor, nos profissionais da saúde lutamos pela vida, porém Deus é quem decide sobre ela.

Desumano transferir a culpa a uma pessoa que na verdade nem estava em um local onde a acusam, é notório e de conhecimento de todos os fatos lamentáveis que estão expondo com meu nome é da UPA de Sarzedo nas redes sociais.

Como se não bastasse o que todos nos profissionais estão vivendo a tensão o medo e angústia no dia a dia, ainda venho passando por ameaças desde o dia 12/07/2020, entre todas essas ameaças já foram feitos (6 Boletins policiais), para meu respaldo.

Contudo vejo que isso virou palco político e isso me deixa ainda mais triste, pois nem eu e nem nenhum profissional que sai da sua casa diariamente merece ser atacado com palavras de baixão calão nas redes sociais, atacaram não só a mim mas como meus pares, pois a UPA DE SARZEDO ao contrário do que diz tem sim UM TIME DE EXCELENTES PROFISSIONAIS que dão o seu melhor a cada segundo.

Diante de tudo que venho vivenciando, eu reafirmo que nem o medo e angústia aos quais passei e estou passando será motivo de desistir! Mas sim me dão força e coragem pra lutar e continuar fazendo o que sempre me propus que é lutar pela VIDA, pois o mais precioso para nós profissionais não é a politicagem mas sim o SER HUMANO.

Agradeço a todos que de forma sincera se posicionaram e puderam dizer a verdadeira imagem que tem da UPA Sarzedo, pois aqui eu me orgulho de trabalhar e estar a frente da coordenação há 2 anos, tivemos perdas, SIM isso ocorre em todo serviço de saúde mas também já salvamos vidas que tivemos o prazer de presenciar uma alta com um sorriso de MUITO OBRIGADO.

A vocês meu carinho, respeito e gratidão!
Aleff Diego Santos

Ao mesmo tempo, pedimos que as autoridades, responsáveis diretas por esse caso, façam o quanto antes as ações necessárias para que não só este fato, mas outros fatos semelhantes, não mais ocorram.

O Coren-MG está com Aleff Diego Santos e com todos os profissionais de Enfermagem.