Deputado Fábio Avelar se compromete a defender a enfermagem na Assembleia

Na última terça (26/5), a enfermeira Carla Prado, presidente do Coren-MG, participou de mais uma videoconferência com o deputado estadual Fábio Avelar, autor do projeto de lei 1.945/2020, que trata da atenção à saúde ocupacional dos profissionais de enfermagem. O texto do PL faz parte da Lei 23.631/2020, aprovada na semana passada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e que seguiu para sanção do governador Romeu Zema.

Entre outras questões, o PL 1.945/2020 trata do horário reservado a um descanso digno para os profissionais de enfermagem durante a pandemia de Covid-19. Aliás, esse foi um dos motivos da reunião de Carla Prado com o deputado Fábio Avelar. A presidente do Coren-MG destacou a importância de que o objeto do PL não se restrinja ao período de coronavírus.

“A gente tem que pensar [na enfermagem] pós-pandemia [também]. O senhor deve ter visto aquela imagem que correu o Brasil do hospital de campanha no Maracanã, com os médicos com o quarto bonitinho, arrumado, e os profissionais de enfermagem dormindo no chão. Aquilo, deputado, eu vi N vezes, porque eu estou presidente do Conselho, mas eu sou fiscal do Conselho”, destacou Carla Prado.

De acordo com ela, a situação chega a ser desumana e pode acarretar em perda na qualidade da assistência. “O profissional que trabalha 12 horas se não descansa, perde o foco, fica cansado, não consegue se concentrar”, ressaltou, acrescentando que é uma questão de saúde e que investir em saúde é economizar no futuro.

O deputado Fábio Avelar, que também é autor dos PLs 1.944/2020 (piso salarial regional) e 1.946/2020 (adicional de insalubridade), se comprometeu a ser o defensor das pautas da enfermagem na ALMG. “Vai ser uma honra pra mim. A partir de hoje, o deputado Fábio Avelar vai ser um defensor de vocês lá. Pode contar também, com toda certeza, com todos os deputados da Assembleia. Eles vão estar abraçando esta causa junto comigo”, defendeu.

Ele disse que a previsão destes outros projetos entrarem em votação na ALMG é de 15 dias. “Talvez, podem já entrar na próxima semana. Nessa semana eu já olhei, mas tem diversos projetos que estavam encaminhados. Mas eu pedi, na última semana, durante a minha fala, atenção ao presidente da Assembleia, aos deputados, para que abracem essa causa comigo, e pedi urgência para que seja colocado o mais rápido em votação”, disse o deputado Fábio Avelar.

Independente disso, o parlamentar destacou, mais uma vez, a atuação da enfermagem no enfrentamento ao coronavírus. “Precisamos toda hora parabenizar e agradecer muito pelo trabalho brilhante que vêm fazendo. Acho que esse é um dos motivos pelos quais Minas está na situação que está hoje, diferente de vários outros estados”, apontou, citando que o número de casos da doença em estados que fazem limite com Minas é bem maior: São Paulo (83.625 casos e 6.220 mortes), Rio de Janeiro (39.298 e 4.105) e Espírito Santo (10.365 e 465). Em Minas, até hoje (27/5), há 6.962 casos confirmados e 230 mortes por Covid-19.

A reunião também contou com a presença do procurador especial da Presidência do Coren-MG, Lucas Quadros.