Carregando..

Notícias

Evento “Saúde Integral: juntos para cuidar de você” comemora o Dia Mundial da Saúde em BH


Ação promovida por nove conselhos profissionais de saúde e Procon-BH será no sábado, 6/4, a partir das 9h, na barragem de Santa Lúcia

Entender que ter saúde é um direito e ao mesmo tempo uma responsabilidade é o objetivo do evento gratuito “Saúde Integral: juntos para cuidar de você”, que acontece neste sábado, 6/4, de 9h às 14h, no Parque Jornalista Eduardo Couri (barragem Santa Lúcia), em Belo Horizonte. Promovem a ação os conselhos regionais de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutricionistas, Psicologia e Serviço Social e também o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Unidade BH, a Casa do Beco, o Centro de Defesa Coletiva (Associação do Morro do Papagaio) e Associação de Moradores Barragem Santa Lúcia.

No local do evento será montada uma estrutura de tendas para realização de atividades com e para a população. Serão atendimentos e rodas de conversa para conscientizar as pessoas da importância de ter saúde e de como ter acesso a ela é um direito de todas as pessoas. A agenda será completada por atividades culturais promovidas pela própria comunidade do Morro do Papagaio e pela leitura do Manifesto produzido pelos conselhos repudiando as ações governamentais de desmonte da saúde. 

Metas para 2019 – O projeto de saúde pública brasileiro, materializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 30 anos em 2020, é referência de excelência em todo o mundo. No entanto vem sendo sucateado por meio do desfinanciamento por parte do governo, que privilegia a transferência de recursos para as empresas privadas, na contramão do que a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu como meta para 2019: ampliar o acesso e a cobertura de saúde para atender 1 bilhão a mais de pessoas no mundo, em comparação com os números atuais.

Neste Dia Mundial da Saúde, a OMS anuncia 10 prioridades para o ano, entre elas reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis – como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares –, que são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo e impulsionadas pelo uso do tabaco, inatividade física, uso nocivo do álcool, dietas pouco saudáveis e poluição do ar. Tais fatores também agravam problemas de saúde mental, cuja maioria dos casos não é detectada e tratada de forma oportuna. 

Outra prioridade da OMS para este ano é a atenção primária de saúde, ou seja, o primeiro ponto de contato que as pessoas têm com o seu sistema de saúde, que deve fornecer, ao longo da vida, cuidados integrados, acessíveis e baseados na comunidade.
Serviço:

Agenda de atividades

Tenda Procon – BH: orientações jurídicas aos consumidores e apresentação de músicas que fazem parte do Projeto Consumo Saudável.

Tenda CRBM 3ª Região: exame de glicose e aferição de pressão, e distribuição de cartilhas informativas sobre a Biomedicina.

Tenda Crefono 6: triagem de fala e meatoscopia.

Tenda CRBio-04: atendimento sobre esquistossomose, doença de Chagas, dengue, febre amarela, Chikungunya e Zica, apresentação sobre animais e microrganismos que estão presentes na água e são desconhecidos, animais peçonhentos e atividades para crianças. 

Tenda Crefito 4: avaliação de pisada e distribuição de materiais informativos sobre o que é a fisioterapia e o que é a terapia ocupacional.

Tenda CRN 9: jogos infantis de educação nutricional, orientação sobre como montar um prato saudável e sobre a importância da hidratação.

Tenda Cress-MG: rodas de conversa sobre combate ao racismo, preconceito e a favor dos Direitos Humanos.

Tenda Coren-MG: simulação realística de primeiros socorros e sessões de auriculoterapia.

Tenda CRP-MG: rodas de conversa “Escola e bullying”, “Juventudes e violências:  bora ter um papo reto e desembolo” e “Subjetividade tem cor”. 

Tenda Cref6/MG: avaliação física com dados sobre peso e gordura corporal, Índice de Massa Corporal (IMC), músculo esquelético, gordura visceral, metabolismo basal e idade corporal em cartão personalizado, além de aula coletiva de ritmos.