Carregando..

Notícias

Fiscalização em defesa da Enfermagem e no combate ao coronavírus


Data da publicação: 08/04/2020

Trabalho intenso tem gerado resultados efetivos

As ações do Departamento de Fiscalização do Coren-MG têm se intensificado devido à pandemia de coronavírus. Para otimizar e agilizar o trabalho, antes de visitar o local, os fiscais enviam o formulário “Levantamento situacional de riscos relacionados ao Covid-19”, elaborado pelo Cofen, para os enfermeiros responsáveis técnicos (RTs). A partir das respostas dos profissionais, fica mais rápido tomar providências cabíveis conforme cada caso.

Além de coletar dados sobre os tipos de atendimento prestados pela instituição de saúde, os fiscais fazem o levantamento do número de leitos ocupados e se há oferta para atendimento ao Covid-19. Verificam também o número de casos suspeitos e confirmados de coronavírus internados e se há déficit de profissionais de enfermagem em setores com atendimento a casos suspeitos da doença.

Os fiscais também apuram se há EPIs adequados e em número suficiente para atender aos casos de coronavírus e fazem outros questionamentos essenciais para se traçar um plano de trabalho a ser realizado conforme cada instituição. Além desta ação, o Coren-MG implantou um plantão exclusivo para esclarecer dúvidas sobre o Covid-19, que está disponível de segunda a sexta, de 7h às 19h, pelo telefone (31) 3238-7525. 

O Conselho também viabilizou o e-mail denunciascovid@corenmg.gov.br como canal exclusivo para reclamações e a página www.corenmg.gov.br/coronavirus, na qual são fornecidas informações confiáveis e essenciais sobre a doença.