Carregando..

Notícias

Homenagens encerram eventos voltados para auxiliares e técnicos


Competência e comprometimento no trabalho desenvolvido por profissionais Enfermagem de todo país é reconhecido pelo Coren-MG e pela Anaten

Data da publicação: 09/12/2019

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade por profissionais de enfermagem mineiros, todos os anos o Encontro Mineiro de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Emita) é encerrado com uma sessão de homenagens. Este ano, como a programação também abrangeu o 7º Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conaten) e o 2º Congresso Nacional de Especialidades Técnicas de Enfermagem (CNETENF), a Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten) destacou profissionais de âmbito nacional. 

Uma das homenageadas foi a técnica de enfermagem Yascarah Dutra da Silva, que há 15 anos exerce a profissão. Com competência e dedicação, ela tem desempenhado um importante trabalho na área da saúde do município de Divinópolis, sua cidade natal. Mulher trans, Yascarah ficou muito emocionada ao receber a placa de homenagem. “Hoje o Coren-MG me mostrou que o meu lugar é aqui, junto com vocês. A ficha agora que caiu e eu gostaria de agradecer à minha família, em especial a minha tia Roniê, que sempre caminhou comigo, que foi meu anjo da guarda, a Cristiane Silva, que foi minha coordenadora durante nove anos na Urgência e Emergência, e a todos os pacientes que me deixaram ajudá-los de alguma forma. Se não fosse por eles eu não estaria aqui hoje”, contou. 

Também emocionada com o discurso de Yascarah Silva, a presidente do Coren-MG, enfermeira Carla Prado Silva, disse que quem via aquela mulher linda com certeza não imaginava um décimo do que ela passou. “Eu sei que a maioria de nós aqui teve histórias tristes, dificuldades. Acho que ninguém se tornou profissional de maneira fácil. Mas algumas pessoas têm mais obstáculos que outras. E você mostrou que é possível. É uma honra para mim estar homenageando você aqui hoje”, declarou.

Confira os agraciados.

Antônio José Coutinho de Jesus – Enfermeiro
Segundo-tesoureiro do Cofen, é especialista em Administração Hospitalar, Home Care, Administração dos Serviços de Saúde e Didática para Ensino Enfermagem. Foi presidente do Coren-ES, sócio-diretor e professor do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Saúde do Espírito Santo e diretor do SindSaúde. Em Vitória, atuou como enfermeiro assistencial nos hospitais São Lucas e da Santa Casa de Misericórdia. 

Amarildo de Souza – Enfermeiro
Secretário municipal de Saúde de Divinópolis, auxiliar e técnico de enfermagem, é enfermeiro há 10 anos. Também possui especialista em Judicialização em Saúde e Educação para o Trabalho pela Fundação Osvaldo Crus (Fiocruz).

Cleide Mazuela Canavezi – Enfermeira
Coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen, enfermeira há 41 anos, é especialista em Informática em Saúde e em Terapias Alternativas Complementares.

Elizabeth Augusta Figueiredo – Auxiliar de enfermagem
Com 27 anos de profissão, atua na Atenção Básica da Prefeitura de Belo Horizonte há 25 anos. Atualmente, é diretora da Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel) e presidente do Conselho Distrital de Saúde da Região Centro-Sul da capital.

Elizete Augusta dos Santos Marçal – Auxiliar de enfermagem
Natural de Taquaraçu de Minas, possui 34 anos de experiência e atualmente trabalha da Sala de Vacina do Centro de Saúde do município.

Gilvan Brolini – Enfermeiro
Com 17 anos de profissão, é especialista em Saúde Pública e mestre profissional em Ensino em Ciências da Saúde. Atualmente é enfermeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima e do Governo do Estado de Roraima. 

Maria Verônica Grossi – Técnica de enfermagem
Natural de Carangola, possui 11 anos de profissão e atualmente trabalha no Hospital Evangélico do município.

Tatiane Araújo de Lima Miranda – Técnica de enfermagem
Natural de Belo Horizonte, atua no PS Casa Branca, no município de Brumadinho.

Sérgio Ferreira Tannus – Enfermeiro
Com 12 anos de experiência na Enfermagem, atualmente trabalha na Unidade de AVC da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Yascarah Dutra da Silva – Técnica de enfermagem
Servidora pública do município de Divinópolis, possui 15 anos de experiência na Enfermagem.

Wilton José Patrício – Enfermeiro
Graduado em Enfermagem e Obstetrícia há 23 anos, é especialização em Saúde Pública. Atualmente, é enfermeiro instrutor e supervisor do PSF da Prefeitura de Vitória e técnico em Análises Clínicas do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo.

O enfermeiro Amarildo de Souza recebeu a placa entregue pela presidente do Coren-MG

Enfermeira há 41 anos, Cleide Mazuela Canavezi também foi homenageada

Com 27 anos de profissão, o trabalho da auxiliar de enfermagem Elizabeth Augusta Figueiredo também foi reconhecido

Natural de Taquaraçu de Minas, auxiliar de enfermagem Elizete Augusta dos Santos Marçal

A técnica de enfermagem Maria Verônica Grossi, de Cangola, levou o cuidado profissional para além da enfermagem e ganhou destaque nacional por adotar uma idosa

A técnica de enfermagem Tatiane Araújo de Lima Miranda destacou-se por sua atuação em  Brumadinho

Com 12 anos de experiência na Enfermagem, o enfermeiro Sérgio Ferreira Tannus, da Unidade de AVC da Universidade Federal de Uberlândia, também foi agraciado 

A presidente do Coren-MG, Carla Silva (à direita), entregou a placa de homenagem à  técnica de enfermagem Yascarah Silva, profissional que há 15 anos desempenha seu ofício com competência e dedicação