Carregando..

Notícias

I Semana da Enfermagem Norte Mineira movimenta Montes Claros


Evento teve extensa e diversificada programação voltada para profissionais e acadêmicos de enfermagem

De 21 a 25 de maio, o Conselho Regional de Minas Gerais (Coren-MG) promoveu em Montes Claros a I Semana da Enfermagem Norte Mineira. O evento, que foi gratuito, fez referência a duas importantes datas para a categoria que ocorrem em maio: o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20). Com o tema “Enfermagem: uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”, a programação apresentou assuntos que são essenciais para a prática da enfermagem, além de fomentar o acesso à saúde da população como um direito irrevogável.

Com uma extensa e diversificada programação, voltada para profissionais e acadêmicos, a Semana da Enfermagem de Montes Claros movimentou a cidade ao abordar o papel do profissional nas mais diferentes esferas da sociedade. As palestras foram realizadas nas Faculdades Santo Agostinho (Fasa), Faculdades de Saúde Ibituruna (Fasi), Instituto Educacional Superior Prominas, Escola Técnica da Unimontes, Fundação Educacional Montes Claros e Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte).

O evento foi iniciado pela conferência “Liderar para garantir a saúde universal nos diversos cenários”, que contou com a participação da presidente do Coren-MG, enfermeira Carla Prado Silva, de representantes sindicais e da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

Uma das palestras realizadas foi “Reduzir as desigualdades – A enfermagem na saúde mental defendendo a saúde como direito”, proferida pelo enfermeiro especialista em Clínica Psicanalítica e Residência em Saúde da Família, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial de Montes Claros, diretor do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEEMG), docente das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) e de Saúde Ibituruna (Fasi), Leonardo Félix de Oliveira.

“Boa saúde e bem-estar: A enfermagem na gestão da atenção primária de saúde” foi outro tema abordado durante o evento. O assunto foi conduzido pela coordenadora do Núcleo de Atenção Primária de Montes Claros, enfermeira Daniella Cristina Martins Dias Veloso.

Com temas atuais, o evento apresentou, ainda, “A enfermagem promovendo a igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e garantindo o direito sexual e reprodutivo”. O assunto foi tratado pelo mestre em Enfermagem, especialista em Enfermagem Obstétrica, coordenador e preceptor da Residência em enfermagem em Saúde da Mulher e Enfermagem Obstétrica pela Unimontes, enfermeiro Cristiano Leonardo de Oliveira Dias.

A temática social também foi fortemente contemplada na programação com a palestra “Paz, justiça e instituições fortes – A enfermagem no sistema prisional referência estadual”. A atividade foi conduzida pelo mestre em Saúde Pública, especialista em Urgência e Emergência e Avaliação em Saúde, docente em Programa Estadual de Capacitação de equipe de saúde no sistema prisional no Norte de Minas e coordenador da equipe de saúde prisional na Política Nacional de Atenção Integral em Saúde Prisional, enfermeiro Carlos Eduardo Prates Fonseca.

Ainda na linha social, foi realizada a palestra “Cidades e comunidades sustentáveis – A enfermagem nas populações vulneráveis – Consultório na Rua”, tema abordado pela preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unimontes, especialista em Saúde Mental e enfermeira da Equipe de Consultório na Rua do município de Montes Claros, Maria Clerismar Pereira dos Santos.

Também como parte das comemorações do Dia da Enfermagem, o Coren-MG proveu Audiência Pública contra o Ensino à Distância na Enfermagem. O evento foi realizado no dia 22 na Câmara Municipal, por meio do Vereador Daniel Dias, cujo tema foi debatido com representantes de instituições de ensino, sindicalistas, acadêmicos e população local.

No dia 23 foi realizada a exposição de artigos “Retratos do fazer de enfermagem nos diversos cenários do cuidar do Norte de Minas” na Praça Doutor Carlos. A ação, que contou com aferição de pressão, medição de glicose, bem como orientações de enfermagem, foi realizada até a hora do almoço e contou com “blitz educativa” da campanha de valorização da enfermagem do Coren-MG “Eles existem sim”.

Como encerramento das atividades da I Semana da Enfermagem Norte Mineira, na noite do dia 25 foi realizada a Feira de Empreendedorismo dos Cursos de Enfermagem da Funorte e Fasi.

Veja as mídias do evento: para fotos clique aqui e para o vídeo clique aqui.