Carregando..

Notícias

Live sobre cuidados paliativos em tempos de Covid-19 é um sucesso


 

 

A fim de proporcionar dignidade e redução do sofrimento de pacientes de Covid-19, ontem (06/07), o Coren-MG realizou uma live com o especialista em cuidados paliativos, enfermeiro Alexandre Ernesto Silva, que foi mediada presidente Carla Prado Silva.

Segundo ele, para alguém falar que faz cuidado paliativo, esta pessoa deve ser um bom controlador de sintomas e bom comunicador. Isso implica em ser um bom ouvinte. “A pessoa que tem uma condição que ameaça a continuidade da vida, muitas, muitas vezes, precisa de alguém que se faça presente, que se disponha a falar: ‘eu estou aqui para te ouvir.’”, disse o enfermeiro.

Sobre Alexandre Ernesto Silva – Doutor e mestre em Cuidados Paliativos e especialista em Saúde Mental e Gestão Hospitalar, Alexandre Silva é enfermeiro há 20 anos. Atualmente, é professor adjunto dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de São João Del Rei e membro da Câmara Técnica do Coren-MG.

O enfermeiro também é membro e pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e do Observatório Português em Cuidados Paliativos. Alexandres Silva faz parte ainda do Comitê de Cuidados Paliativos do Coren-MG, além de ser professor colaborador da Casa do Cuidar.