Maternidade de Betim é notificada pelo Coren-MG

A fiscalização do Coren-MG continua com seu trabalho intenso. Uma das instituições fiscalizadas pelo Coren-MG foi a Maternidade Pública Municipal de Betim. No local, durante inspeção conduzida pela enfermeira fiscal Glauciléia Oliveira Campos, descobriu-se que o enfermeiro que fica na classificação de risco é o mesmo do bloco obstétrico, em parte considerável do período de funcionamento.

Sendo assim, a maternidade foi notificada a disponibilizar enfermeiro exclusivo para o bloco obstétrico. Caso a situação não seja resolvida, o Coren-MG tomará as medidas cabíveis.

As inspeções realizadas pelo Coren-MG também têm por objetivo obter informações para o preenchimento do formulário “Levantamento Situacional de Riscos Relacionados ao Covid-19”, elaborado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O levantamento é fundamental para possibilitar o gerenciamento de questões inerentes às crises relacionadas à pandemia de Covid-19, tornando possível baixar recomendações e estabelecer estratégias de atuação emergenciais, considerando as previsões do Ministério da Saúde e das autoridades sanitárias.