Carregando..
Coren-MG

Coren-MG

Sede: Rua da Bahia, 916, Centro - Belo Horizonte - MG - CEP 30.160-011

Telefone: (31) 3238-7500 / 0800-006-3023 (Somente de telefone fixo)

Email: registro@corenmg.gov.br

Atendimento: Segunda a sexta, de 8h h às 17h, por meio de agendamento


Notícias

Pesquisa realiza levantamento de práticas de Enfermagem na Atenção Primária


Com o objetivo de compreender as práticas de Enfermagem, cenários de atuação e perfis de enfermeiros e enfermeiras do Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Universidade de Brasília (UnB) – em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco), e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) – realizam a pesquisa nacional “Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde” (APS).

No Brasil, enfermeiros(as) da APS são responsáveis pelo cuidado individual, familiar e comunitário, colaborando para bons resultados do sistema de saúde, embora enfrentem diversos desafios. Nesse sentido, conhecer práticas clínicas especializadas e informadas em evidências científicas é uma estratégia para mudanças diante do quadro de dificuldades enfrentadas por estes profissionais.

“Está é uma pesquisa nacional sobre as práticas das enfermeiras e dos enfermeiros. Convido a todos os meus colegas que participem. Esta é uma oportunidade para que possamos saber quais são as nossas práticas em todos os municípios brasileiros no âmbito da Atenção Primária à Saúde”, destacou a coordenadora geral da pesquisa, Maria Fátima de Sousa.

Para tanto, serão aplicados questionários on-line e realizadas entrevistas com enfermeiros(as) de todo o país. De acordo  com o Comitê Científico e Gestor da pesquisa, os resultados da investigação contribuirão para produzir conhecimento científico, regular a profissão da Enfermagem e subsidiar gestores na elaboração e implementação de políticas públicas.

Somente enfermeiros(as) da APS e/ou Estratégia Saúde da Família (ESF) estão convidados a participar. O acesso ao questionário pode ser feito por meio do link: questionarios.unb.br/index.php/318638?lang=pt-BR ou, nos sites do Cofen (cofen.gov.br); Ecos/UnB (ecos.unb.br); Conasems (conasems.org.br); Conass (conass.org.br) e Abefaco (abefaco.org.br). Em caso de dúvidas, favor enviar e-mail para ecos@unb.br

Matéria por: Ascom – Cofen



window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-91954622-1');