Carregando..

Notícias

PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE


O perfil das enfermidades que acometem a população brasileira vem se transformando à medida que o país se desenvolve. Portanto, convive-se com a ocorrência de doenças infecciosas e doenças crônico-degenerativas típicas de países desenvolvidos.

O avanço tecnológico na área da saúde tem permitido o prolongamento da vida da população, e as instituições de saúde agora recebem com maior freqüência indivíduos criticamente doentes e que demandam cada vez mais dos recursos disponíveis.

O novo cenário aponta para a necessidade de ampliação cada vez maior do acesso aos serviços de saúde, e, conseqüentemente, cresce a demanda por profissionais qualificados.



ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

Objetivo: Implementar e gerenciar programas de controle de infecções hospitalares e controle de eventos adversos; planejar e realizar as atividades de vigilância epidemiológica; determinar e implementar as técnicas de prevenção e controle; planejar atividades de educação em serviço aplicado ao controle de infecções hospitalares e de eventos adversos.

Público-alvo: Enfermeiros, médicos e farmacêuticos.
Duração: de 30/3/07 a 28/6/08.
Carga Horária: 405 horas.
Dia da aula: Sexta-feira, das 14h às 21h20, e sábado, das 8h às 13h20.
Coordenação: Silma Maria Cunha Pinheiro e Estelina Souto do Nascimento.


ESPECIALIZAÇÃO EM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA

Objetivo: Estruturar e gerenciar unidades de hemodiálise destinadas ao atendimento de pacientes renais crônicos, com ênfase na qualidade assistencial e na gestão de recursos humanos; planejar as atividades de assistência direta e indireta aos
pacientes; implementar técnicas de prevenção e controle das infecções e de eventos adversos; planejar atividades de ensino para equipe de saúde, pacientes e familiares; atuar de forma ética, crítica e com compromisso profissional e social, agindo de modo criativo e inovador, a fim de oferecer uma assistência de qualidade.

Público-alvo: Enfermeiros.
Duração: de 30/3/07 a 28/6/08.
Carga Horária: 414 horas.
Dia da aula: Sexta-feira, das 14h às 21h20, e sábado, das 8h às 13h20.
Coordenação: Maria Aparecida Silva Marinho.


ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Objetivo: Analisar as condições de saúde da população, buscando evidências científicas que propiciem a tomada de decisão assistencial; refletir acerca das políticas públicas em relação às ações de promoção da saúde; instrumentalizar os profissionais de saúde para o atendimento às necessidades do gerenciamento da doença e da promoção da qualidade de vida da população; gerenciar as condições clínicas de indivíduos em atenção domiciliar, promovendo o controle de complicações e agravos; propor atividades assistenciais de suporte à vida; operacionalizar os serviços de promoção da saúde.

Público-alvo: Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais; nutricionistas; fonoaudiólogos e psicólogos.
Duração: De 2/4/07 a 13/5/08.
Carga Horária: 396 horas.
Dia da aula: Segunda, terça e quarta-feira, das 19h às 22h.
Coordenação: Sandro Rodrigues Chaves.


ESPECIALIZAÇÃO EM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO

Objetivo: Estruturar e gerenciar a unidade de terapia intensiva destinada ao atendimento de pacientes adultos, com ênfase na gestão de recursos humanos e qualidade assistencial; planejar e realizar as atividades de assistência direta e indireta aos pacientes; implementar as técnicas de prevenção e controle das infecções hospitalares e de eventos adversos; planejar atividades de ensino aplicadas à gestão assistencial; atuar com compromisso profissional e social, agindo de modo criativo e inovador, no intuito de construir uma assistência de qualidade.

Público-alvo: Enfermeiros.
Duração: De 9/4/07 a 19/3/08.
Carga Horária: 390 horas.
Dia da aula: Sexta-feira, das 14h às 21h20, e sábado, das 8h às 13h20.
Coordenação: Silma Maria Cunha Pinheiro e Estelina Souto do Nascimento.


DIDÁTICA DE ENSINO SUPERIOR PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Objetivo: Formar profissionais-professores das diferentes áreas do conhecimento, para atuarem no ensino superior; promover a discussão de pressupostos didáticos e pedagógicos que orientam o ensino e a aprendizagem, relativos ao ensino superior, possibilitando aos profissionais da educação um conhecimento teórico e prático das questões que envolvem a atividade de ensino, além do desenvolvimento de competências necessárias ao novo cenário que o professor enfrentará.

Público-alvo: Profissionais de saúde que desejam se iniciar na docência no ensino superior.
Duração: 18 meses.
Carga Horária: 360 horas, sendo 30% de ensino a distância.
Dia da aula: Sexta-feira, das 14h às 21h20, e sábado, das 8h às 13h20.
Coordenação: Aldo Giuntini de Magalhães.



INSCRIÇÕES ABERTAS PELO SITE
www.faculdadepitagoras.com.br
MAIS INFORMAÇÕES: 0800 283 1010
(Aproveite a parceria com a Caixa Econônima Federal e financie seu curso em até 36 meses.)