Carregando..

Notícias

Saiba mais sobre a Influenza A (H1N1)


SES-MG orienta profissionais de saúde gestantes

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou, em 17/08/2009, em seu site, a matéria “Cartilha orienta empresas a conter disseminação da Influenza A”.http://gripesuina.saude.mg.gov.br/2009/08/cartilha-orienta-empresas-a-conter-disseminacao-da-influenza-a/.Nesse site, encontra-se a orientação para as gestantes nas empresas (inclusive estabelecimentos de saúde). Segue o trecho da matéria referente a esse assunto:

GestanteO estudo dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) notificados até agora em todo Brasil indicam a gestação como um dos fatores de risco para doença grave, pelo número de óbitos proporcionalmente maior neste grupo (MS, 05/08/09).

A Organização Mundial da Saúde – OMS (WHO, 31/07/09) “recomenda fortemente que, nas áreas onde a infecção com vírus H1N1 é difundida, as mulheres grávidas estejam alertas aos sintomas da doença”.

O Comitê Estadual recomenda que sejam revistas as atribuições profissionais das gestantes, evitando o atendimento direto ao público em geral e atividades relacionadas a manejo de resíduos biológicos.

Em serviços de saúde, deve ser evitado o atendimento direto a pacientes em pronto atendimentos ou pronto socorros; em ambulatórios ou enfermarias de sintomáticos respiratórios; em Unidades de Terapia Intensiva; em salas de procedimentos que produzam aerossóis (micronebulização, intubação, broncoscopia, aspiração de secreção respiratória, necropsia, dentre outros).”

Portanto, indica-se que, onde houver risco relacionado aos fatores acima, a gestante seja reposicionada para outros setores com risco minimizado de contágio. É preciso, também, ter atenção com as orientações para higiene pessoal e ambiental.”

Caso sejam desrespeitadas essas recomendações, o interessado deve entrar em contato com:

– A Procuradoria Regional do Trabalho – (31) 3304-6200 – www.prt3.mpt.gov.br

– O Ministério do Trabalho e Emprego/ SRTE-MG – (31) 3270-6100 – www.mte.gov.br/Delegacias/MG/default.asp

– O Ministério Público do Estado de Minas Gerais – http://www.mp.mg.gov.br – (31) 3330-8100

– O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Belo Horizonte e Região – (31) 2102-2666

– Ou com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais – (31) 3224-1028.

INFLUENZA A (H1N1)

O COREN-MG disponibiliza os link s abaixo para consultas e atualizações dos profissionais da enfermagem, sobre as condutas e estratégias para o enfrentamento da Pandemia da Influenza H1N1.

– ANVISA:http://www.anvisa.gov.br/hotsite/influenza/index.htm

– MINISTÉRIO DA SAÚDE:http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534

– SES-MG:http://gripesuina.saude.mg.gov.br/

– PREFEITURA DE BELO HORIZONTE:http://portalpbh.pbh.gov.br

– FIOCRUZ:http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2734&sid=12

– ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE:http://www.who.int/en/

ALGUNS PROTOCOLOS:

– Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza:http://www.anvisa.gov.br/hotsite/influenza/arquivos/protocolo_manejo_clinico.pdf

– Plano de Enfrentamento da Ameaça da Influenza A (H1N1)http://www.saude.mg.gov.br/publicacoes/linha-guia/protocolos/guia de enfrentamento influenza A_050509_BAIXA.pdf

– PROTOCOLO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E ASSISTÊNCIA AOS CASOS DE INFLUENZAhttp://www.hc.ufu.br/extranet/files/Protocolo de Assistencia aos Casos de Influenza.pdf