Carregando..

Notícias

Semana de Aleitamento Materno é marcada pela realização de lives


Termina nesta sexta-feira (7) a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que foi marcada pela realização de lives que contaram com a participação de profissionais de destaque na Enfermagem.

A iniciativa fez parte da programação da campanha “Nursing Now Brasil 2020”, intitulada “Agosto Dourado e Política Pública Para Mulheres”, e teve como organizador o enfermeiro Marcos Antônio Garcia Vieira, que é gestor dos eventos “Nursing Now” no país.

Dentre os temas abordados, destacaram-se a contribuição da Enfermagem brasileira para o alcance da Saúde Mental das mulheres e igualdade de gênero, o fim de todas as formas de discriminação e violência, bem como o empoderamento de todas as mulheres e meninas, e apoio à amamentação para vidas mais saudáveis.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno- WABA e recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.

No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 e coordenada pelo Ministério da Saúde. Também apoiam a Semana do Aleitamento organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, sociedades de classe e organizações não-governamentais.

Agosto Dourado – O oitavo mês do ano é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A campanha tem origem em um encontro, em Nova Iorque, entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 1991. A reunião tinha como meta acompanhar o nascimento da Declaração de Innocenti (documento voltado para a amamentação) e elaborar ações em nível mundial para conscientizar sobre a causa.

Nursing Now – A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu 2020 como Ano da Enfermagem, antes mesmo de eclodir a pandemia e se tornar evidente o quão essencial é o trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem no enfrentamento à doença. A iniciativa, lançada no início de 2019, em 30 países, consiste em uma grande ação internacional de valorização chamada “Nursing Now”
Clique aqui para saber mais.

Para assistir às lives, clique aqui.