Publicador de Conteúdos e Mídias

"RESISTÊNCIAS" DE PAULO BELLONIA EM EXPOSIÇÃO NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COREN-MG

:: "RESISTÊNCIAS" DE PAULO BELLONIA EM EXPOSIÇÃO NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COREN-MG

 

Durante o mês de agosto, o Centro de Documentação e Memória (CDM) do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) exibe 34 fotografias de Paulo Bellonia. O trabalho aborda o cotidiano na Ocupação Rosa Leão e nos espaços públicos de Belo Horizonte e tem o objetivo retratar as diferentes manifestações diárias de resistências de um povo que Luta.


Paulo Bellonia nasceu em 1987 em Belo Horizonte. Trabalhou com educação popular até o ano de 2013, estuda Antropologia e Fotografia, é integrante de projetos sociais na capital mineira e faz parte do quadro de servidores do Coren-MG desde 2010.
 

 

RESISTÊNCIAS

 

Nos braços do sofrimento, encontra-se o hino da resistência. Sua estrutura in natura revela a glória dos filhos da dor, pois quem resiste opõe-se às ações contrárias que rumam à deformação.


Cada hematoma, cada marca de expressão, cada cicatriz compõem a canção que vence o silêncio, ditando o ritmo da máxima que diz: "existimos por inteiro em meio a fragmentos". Os passos de quem resiste ainda somam, apesar das subtrações.
Resistências é um convite a observar o punho forte da perseverança, as marcas explícitas e também as cicatrizes invisíveis que se alojam no íntimo por meio dos olhares.


A persistência de resistir inevitavelmente se entrelaça com o império do tempo. À medida que o tempo passa, torna-se mais difícil resistir; os recursos da força motriz que produz resistência se subtraem comandados pelo tempo. A fotografia se impõe como um ato de subversão na luta contra a ditadura do tempo. Abre-se o diafragma, captura-se a luz, congela-se o tempo, pronto... resistência não perecível.
 

 

A exposição ficará no Centro de Documentação e Memória do Coren-MG até o fim do mês de agosto, de segunda a sexta-feira de 8 às 18h 

Endereço: Rua da Bahia, 916 -  4º andar – Centro - Belo Horizonte - MG
Contato: (31) 3238-7549

 

A entrada é franca! Venha conferir!
 

Contatos profissionais:


Instagram: @paulobellonia


E-mail: paulobellonia@gmail.com