Publicador de Conteúdos e Mídias

angle-left Artista plástica Inés Santaella apresenta mostra “Ópera de cores” no Coren-MG

Texto de Meissane Leão e revisão da jornalista Júnia Letícia

De janeiro a 28 de fevereiro de 2018, o Coren-MG exibe a exposição “Ópera de cores”, da artista plástica Inés Santaella. A mostra, que fica no Centro de Documentação e Memória (CDM), apresenta 16 trabalhos produzidos em 2017, frutos de um desejo da artista de fazer novas obras usando antigos conhecimentos. 

Dentre esses, três trabalhos têm reminiscência cubista, em que são construídas e descontruídas as formas. Outros seis evidenciam o nu, em uma tentativa de fugir do rosto, ainda considerando que o forte da artista é a figura humana. Uma obra traz casinhas numa paisagem que lembra onde a artista vive me Belo Horizonte, com uma veia construtivista, inspirada no Naïf, estilo conhecido como desenho ingênuo, espontâneo.

Na exposição há, ainda, dois trabalhos com imagens sacras. Um retrata Santo Antônio, com uma realidade do humano bem próxima dos dias atuais e, outro, uma Madona abstrata, com uma palheta monocromática. Por fim, as mulheres retratadas em duas obras são lembranças dos vinhos, festas e uvas da terra natal da artista, Mendoza, na Argentina. 

Os trabalhos diversificados da mostra exibida no Coren-MG são resultado de estudos que a artista vem fazendo numa tentativa de representar suas inquietudes, como é o caso dos nus. “A arte é inspiração. Vou sonhando com as cores num dia, num outro fujo para o monocromático,” diz Inés.

A artista tem o conhecimento acadêmico e isso é perceptível nos seus trabalhos. Todavia, há uma tentativa de trazer uma certa ingenuidade, com um desenho simples. No entanto, é interessante a flexibilidade e capacidade da artista em fazer bem estilos e técnicas diversificados, demonstrando seu talento nato. Inés pinta com a alma, que, de tão colorida, poderia assim dizer “camaleoa.” 

Sobre a artista
Inés Santaella nasceu na Argentina e desde pequena desenhava sob influência do seu pai. Experimentou suas primeiras noções sobre pintura aos 12 anos, em diferentes ateliês na sua cidade natal. Em 1994 concluiu o curso de Artes Plásticas na Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina, onde aprofundou seus estudos sobre pintura, escultura, gravuras e desenhos. Ela participou de exposições na Argentina, Portugal e no Brasil.

Visite a mostra
A exposição ficará no Centro de Documentação e Memória (CDM) do Coren-MG até 28 de fevereiro de 2018, de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. O CDM fica na Rua da Bahia, 916, no 4º andar, no Centro de Belo Horizonte/MG. Contato: (31) 3238-7549.

A entrada é franca! Venha conferir!

Contatos da artista:

Inés Santaella: (31) 991 966 965

E-mail: ines_santaella@hotmail.com

Instagram: @ines_santaella
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colaboradores:

Prefeitura de Belo Horizonte: http://belohorizonte.mg.gov.br/evento/2018/01/mostra-opera-de-cores

Culturaliza BH: http://culturalizabh.com.br/index.php/2018/01/10/mostra-opera-de-cores/

Trilha Cultural: https://www.trilhacultural.com.br/opera-de-cores/