angle-left Belo Horizonte sedia Reunião Ordinária de Plenária do Cofen

Evento teve como destaque a programação do 22º CBCENF

Data da publicação: 04/09/2019

Entre 26 e 30 de agosto, Belo Horizonte recebeu a 516ª Reunião Ordinária de Plenária (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A reunião foi organizada em conjunto com o Coren-MG e contou com a presença de conselheiros do Cofen e de regionais de todo país.

Nas ROPs são deliberados assuntos de interesse do exercício profissional, promovendo medidas necessárias à defesa do bom nome da enfermagem e daqueles que a exercem legalmente. Além disso, são deliberados assuntos sobre alterações da legislação de interesse da categoria e medidas que visem à melhoria do exercício profissional.

A realização de plenárias em diferentes regiões do Brasil tem o objetivo de ampliar o diálogo com os profissionais da enfermagem e com os Conselhos Regionais, de acordo com o presidente do Cofen, enfermeiro Manoel Neri. “Estamos atentos às necessidades e desafios regionais, e a presença física busca ampliar a interlocução para que possamos atuar como um sistema integrado”.

Um dos assuntos abordados foi a programação do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que ocorrerá de 11 a 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). O evento já conta com 2.020 profissionais inscritos, e contará com a participação, inclusive, de congressistas de país da América do Sul.

A programação foi apresentada pela coordenadora da Comissão Científica do CBCENF, Betânia Santos, que ressaltou a participação de integrantes de todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais em sua elaboração. “Construímos também normas para os trabalhos científicos, para os que concorrerão a prêmios. Temos em torno de 1.000 inscritos”, apontou.

Betânia Santos listou, ainda, os 19 temas, divididos em cursos e oficinas, que serão abordados no Congresso. Entre eles, Suporte Básico de Vida: RCP, Simulação Realística como metodologia de ensino para a prática da Enfermagem, Indicadores de saúde como evidências no trabalho do enfermeiro, Metodologia para estruturação de custos de procedimentos de Enfermagem, Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa, entre outros.

O 22º CBCENF também contará com mesas redondas sobre temas como Nursing Now – Compromisso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais com a Enfermagem brasileira, Tecnologias educativas e seus impactos na formação dos profissionais, Autonomia do enfermeiro e a valorização das ações de atenção primária, além de outros. O presidente do Cofen, sugeriu, ainda, a inserção do tema Enfermagem Estética que, segundo ele, tem gerado muitas polêmicas. Fora esse adendo, ele parabenizou todos os integrantes da comissão científica do Congresso pela programação.

A presidente Carla Prado (à direita, à frente) esteve na sessão para acompanhar as demandas da Plenária

As conselheiras do Coren-MG Linda Lima e  Valéria Rodrigues, a vice-presidente Cofen, Nadia Matos Ramalho, os conselheiros Ernandes Moraes e Christiane Mendes, além da colaboradora Lucielena Soares também participaram do evento