Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara Técnica do Coren-MG elabora Guia de Orientações para a Atuação da Equipe de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MG), a fim de nortear os profissionais de enfermagem na prática cotidiana dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), elaborou o Guia de Orientações para Atuação da Equipe de Enfermagem na APS. Trata-se de um documento de consulta rápida que tem como finalidade auxiliar os profissionais de enfermagem na construção de rotinas a serem aprovadas pelas instituições de saúde. 

 

A construção do Guia emergiu da elevada demanda de consultas recebidas pela Câmara Técnica do Coren-MG, referentes à atuação do enfermeiro na APS, tais como atribuições e competências da equipe de enfermagem, prescrição de medicamentos e solicitação de exames. 


A fim de compilar as respostas para estes questionamentos, foi realizada uma revisão dos Cadernos de Atenção Básica, dos Protocolos e das Diretrizes Nacionais de Enfermagem e de Saúde estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Foram consideradas as publicações referentes a 17 áreas temáticas: Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama, Pré-Natal, Climatério, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Planejamento Familiar, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose, Dengue, Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Imunização e Tratamento ao Usuário com Feridas.


E, considerando que as condutas são realizadas no âmbito da consulta de enfermagem, o Guia contempla também os principais diagnósticos de enfermagem e intervenções das 17 áreas temáticas. Os sistemas de classificação em enfermagem considerados foram a NANDA-I, a Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) e a Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC®).


Assim, a Câmara Técnica do Coren-MG deseja uma boa leitura e espera que as orientações estimulem os profissionais a atuarem com autonomia, segurança e compromisso ético, refletindo em um atendimento de qualidade e com efetividade clínica.

 

Clique aqui para visualizar o Guia. Disponível somente na versão on-line.

 

Fonte: Câmara Técnica - Coren-MG