Campanha Abril Verde

A Campanha Nacional Abril Verde tem como intuito promover a reflexão sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. Como consequência, objetiva reduzir acidentes em razão de atividades laborais. Para isso, é essencial o envolvimento e a mobilização de órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, conselhos, sindicatos, federações, enfim, da sociedade civil organizada.

As Normas Regulamentadoras (NR) relativas à segurança e medicina do trabalho são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Para consultá-las, clique aqui.

Previna-se! Afinal, boa parte de nossas vidas passamos no local de trabalho.

Confira algumas dicas para prevenir-se:
• Utilize equipamentos de proteção individual (EPI). Os aventais, jalecos, luvas, máscaras, óculos de proteção e tocas são alguns dos materiais que devem ser utilizados da forma correta, sempre que for necessário.
• Lave as mãos antes e depois de qualquer procedimento. Profissionais de enfermagem devem higienizá-las e desinfectá-las com álcool 70% em todas as trocas de pacientes antes de colocarem a nova luva.
• Limpe e desinfecte as superfícies. O álcool 70% é uma das soluções mais eficientes para a desinfecção de mãos, superfícies, utensílios e equipamentos.
• Descarte os resíduos em locais apropriados. Os protocolos e normas de biossegurança incluem o descarte de resíduos em local apropriado. Os lixos são divididos em tipos e cada um deles tem um destino diferente.

Mais informações, consulte o manual Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde clicando aqui.

Confira, ainda, a exposição "Trabalhadores", em exibição no Coren-MG até o dia 30 de abril. Para saber mais, clique aqui.

Enfermagem unida pela cultura da prevenção!