angle-left Presidente do Coren-MG, Carla Prado, recebe Medalha JK do Governo de Minas

Condecoração é concedida às personalidades que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento das instituições e da sociedade

Data da publicação: 12/09/2019

A presidente do Coren-MG, Enfermeira Carla Prado Silva, foi agraciada, no dia 12, com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. A honraria lhe foi entregue pelo governador Romeu Zema, em cerimônia realizada no D’Ávila Hall, em Diamantina. Todos os anos, a solenidade ocorre na data de nascimento de Juscelino, em Diamantina, sua cidade natal.

Esta é a primeira vez que um gestor do Coren-MG recebe a Medalha JK, condecoração tão importante no cenário estadual. Este reconhecimento do Governo de Minas fortalece a instituição e ratifica o compromisso e o papel de mostrar à sociedade a importância da Enfermagem que, com muita dedicação, cuida da população nos momentos de maior necessidade. Esse é o maior legado que o Coren-MG pode deixar para a sociedade e seus inscritos.

A condecoração foi estabelecida pela Lei 11.902/1995 e objetiva premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que prestam serviços de excepcional relevância à coletividade, que contribuam para o crescimento das instituições políticas e governamentais, assim como para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País.

A medalha é um reconhecimento ao amor à profissão que exerce há 16 anos e à dedicação de Carla Prado Silva aos serviços prestados à Enfermagem. Natural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, sua decisão pela Enfermagem veio cedo: aos oito anos de idade ela já sabia o que queria para sua vida. “Entrei na primeira turma de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e foram os melhores anos da minha vida”, recorda-se.

Seu primeiro emprego como Enfermeira foi na Unidade Pro-Saúde Vó Malaquias, no município de Tupaciguara, também no Triângulo. “Foi lá que me apaixonei pela Atenção Primária e Saúde Coletiva. Continuando minha trajetória, fui a Enfermeira responsável técnica (RT) do Hospital de Olhos (HOCB), em Uberlândia, onde tive a oportunidade de vivenciar a parte de gestão da profissão”, conta Carla Prado.

Seu ingresso no Coren-MG se deu em 2006, após ser aprovada no concurso para fiscal do órgão. “Em 2007, comecei no cargo em que encontraria minha essência. Fiscalizar deu-me a oportunidade de orientar e esclarecer os diversos profissionais que tive o prazer de conhecer.”

Presidente do Coren-MG na gestão 2018-2020, Carla Prado diz que a experiência foi e está sendo inigualável. “Como fiscal, pude acompanhar o profissional bem de perto e entender suas demandas e aflições. Exatamente por isso temos nos empenhado em desenvolver um trabalho voltado para o inscrito, com ações e projetos que os beneficie e contemplem a Enfermagem de uma maneira geral”, destaca.

Em 2001, Conselho recebeu Medalha do Mérito da Saúde

O recebimento inédito específico da Medalha JK pelo Coren-MG vem se somar a outra importante e justa condecoração a que o Conselho fez jus em 2001. Naquela oportunidade, a então presidente do Coren-MG, Telma Ramalho, e a coordenadora da Comissão de Ética, Maria José Silva, receberam a Medalha do Mérito da Saúde, especialmente em reconhecimento ao papel de destaque e à história de realizações da entidade na atuação em defesa da Saúde Pública Mineira.