Publicador de Conteúdos e Mídias

Conselho promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, foi realizada, na sede do Coren-MG, a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento, que contou com palestrantes diversos profissionais da área da saúde, como enfermeira, nutricionista, administradora de empresas e psicólogo, foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). 

Realizada de 8h às 17h, a programação dos dois dias foi a mesma, a fim de não prejudicar o atendimento aos inscritos. Ao todo, foram proferidas quatro palestras. Uma delas teve como tema “DSTs/HIV, alcoolismo e tabagismo”, ministrada pela enfermeira membro da Câmara Técnica do Coren-MG, Monike Tathe Vieira Pedrosa, que abordou as principais doenças causadas por esses três fatores, bem como formas de prevenção.

A enfermeira Monike Pedrosa abordou DSTs/HIV, alcoolismo e tabagismo

Outro tema abordado foi “Planejamento financeiro familiar”. A palestra foi proferida pela especialista em gestão de empresas e consultora de gerenciamento financeiro, doméstico e pessoal, Olivia Cicci. Ela enfocou a importância do orçamento para o dinheiro render e do planejamento, ou seja, de se pensar antes de agir. “O controle do dinheiro deve estar ao alcance de todos, independentemente da renda mensal, e o caminho mais curto para fazer o dinheiro render e colocar as finanças em ordem é o orçamento doméstico familiar”, concluiu.

Especialista em gestão de empresas e consultora de gerenciamento financeiro, doméstico e pessoal, Olivia Cicci ministrou palestra sobre planejamento familiar

“Qualidade de vida: Saúde psíquica” foi a palestra abordada pelo psicólogo, especializado em Psicoterapias Contemporâneas e professor da UFMG, PUC Minas e Fumec, Wilson Soares Leite. Ele falou sobre os fundamentos da subjetividade humana, abordando questões como a personalidade, o que é o sentido da vida, os limites de cada um e a liberdade. Ressaltou, ainda, uma frase importante da saúde psicológica: “A inquietação é filha do conhecimento, neta da sabedoria e bisneta da iluminação”, deixando claro que é a inquietação saudável que faz a pessoa caminhar adiante.

Saúde psíquica foi o tema da palestra proferida pelo psicólogo Wilson Soares Leite

Por fim, a nutricionista especializada em Nutrição Clínica Funcional, Melina Batista Pinto, enfocou “Hábitos saudáveis – Sono, alimentação e exercício físico”. Durante sua fala, ela fez uma alerta: “Posso melhorar minha energia e meus sinais de fadiga, dependendo da minha alimentação, meus hábitos de vida. Se não como bem, posso ter até depressão por carência nutricional”, apontou. Com relação ao sono, ressaltou sua importância para a saúde, dizendo que alguns hormônios essenciais para o organismo só são produzidos quando dormimos.

A nutricionista Melina Batista Pinto enfocou “Hábitos saudáveis – Sono, alimentação e exercício físico”

O evento foi finalizado com peça teatral “Caso de vida ou morte” (clique aqui para  ver as fotos), encenada pelos servidores Cynthia Delgado Di Iório Aguiar e Valéria Florentino da Silva, da Unidade de Inscrição, Registro e Cadastro (Uirc), Fabiana Campos Pereira, do Gabinete, e Claudeci de Castro Pereira, da Unidade Financeira (UFin) e vice-presidente da Cipa. A peça apresentou uma paródia sobre prevenção de acidentes e saúde do trabalhador.

Segundo o analista de sistemas Valter Cruz, um evento como esse é muito importante para alertar os funcionários dos riscos para a saúde no ambiente de trabalho e propiciar a eles ferramentas para viver melhor. “Nós passamos um terço de nossas vidas dentro de uma empresa, logo, é fácil de se descuidar de nossa saúde e dos bons hábitos para ter uma melhor qualidade de vida”, fala. Sobre o que achou do evento, Valter elogiou. “Foi excelente: os temas abordados, o local, organização, qualidade dos palestrantes, enfim, tudo muito bom”, finaliza.

Sobre a Cipa - A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes tem como objetivo trabalhar na prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, bem como na promoção da saúde e segurança dos servidores do Coren-MG. Este ano, a Sipat teve como tema “A prevenção de acidentes no ambiente de trabalho como importante ferramenta para a saúde e segurança dos trabalhadores”. Os objetivos do evento são divulgar as atividades da Cipa do Conselho, além de orientar e conscientizar os funcionários do Conselho quanto à importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho.

A realização da Sipat atende ao disposto pela Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da Cipa – letra O, que diz que a empresa “Deverá promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Sipat”, além de divulgar uma visão prevencionista e que possibilite aos funcionários reconhecerem condições e práticas inseguras, para que tomem atitudes que possam evitar resultados indesejáveis à Saúde e Segurança dos Trabalhadores.

A Cipa é formada pelos servidores Esdra de Almeida Mota Muniz (presidente), Claudeci de Castro Pereira (vice), Pércio Vidal de Souza Mota (primeiro-secretário) e Rubens Schröder Sobrinho (segundo-secretário). Segundo a enfermeira fiscal Esdra Muniz, trata-se de um evento voltado para a saúde do trabalhador, buscando alertar a empresa e seus colaboradores quanto aos riscos de acidente de trabalho e doenças ocupacionais conforme a área de atuação. “Ter conhecimento destes riscos e seus possíveis desdobramentos, propicia melhores condições de trabalho e satisfação de todos envolvidos nos processos de trabalho”, diz.

Apesar da simultaneidade com outros eventos ocorrendo no Coren-MG, Esdra Muniz acredita que a qualidade das palestrar trouxe aos participantes conscientização referente aos temas abordados. “Com grande possibilidade de mudança de comportamento para uma melhor qualidade de vida e do trabalho”, acrescentou a enfermeira fiscal.