angle-left Coren-MG busca apoio para aprovação de aposentaria especial para a Enfermagem

Diretores do Conselho se reúnem com parlamentares para destacar importância do tema para a categoria

Um dos gabinetes visitados foi o do deputado federal Eros Biondini

O primeiro-secretário do Coren-MG, Érico Pereira Barbosa, esteve em Brasília nos dias 5 e 6 de junho a fim de reunir-se com parlamentares para defender a aprovação da proposta de Emenda Modificativa à PEC 06/2019 (Reforma da Previdência), do deputado federal Fred Costa. Um dos pontos mais importantes da proposta é que enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes se aposentem com 55 anos, desde que comprovem 25 anos de contribuição exclusivamente em efetivo exercício das funções de Enfermagem.

O enfermeiro Érico Barbosa foi ao gabinete dos deputados federais Franco Cartafina, Cabo Junio Amaral, Eros Biondini, Rogério Correa e Diego Andrade entregar uma carta da presidente do Coren-MG, Carla Prado Silva, pedindo apoio para aprovação da proposta de Emenda Modificativa à PEC 06/2019. A carta ressalta a importância da Enfermagem na assistência à saúde. Além disso, reforça que a PEC da Reforma da Previdência não inclui a categoria dentre as profissões contempladas com a aposentadoria especial, embora esta seja uma demanda antiga e persistente, uma vez que os profissionais da área estão constantemente expostos a agentes químicos, físicos e biológicos nocivos à saúde.

Esta não foi a primeira vez que o Conselho tomou a iniciativa de pedir apoio para a aprovação da proposta. No dia 2 de maio, diretores do Coren-MG se reuniram com o deputado federal Fred Costa para discutir o assunto. Em 27 de maio, o primeiro e o segundo-secretários do Coren-MG, Érico Barbosa Pereira e Gustavo Adolfo Arantes, respectivamente, foram à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde conversaram com o deputado federal Reginaldo Lopes e o deputado estadual Cristiano Silveira.

Você também pode fazer sua parte. Pressione os deputados a aprovarem a Emenda Modificativa à PEC 06/2019 (Reforma da Previdência). Clique aqui e saiba como.

Gabinete do deputado federal Diego Andrade

Gabinete do deputado federal Cabo Junio Amaral