Coren-MG empossa Comissão de Ética de Enfermagem em Ouro Branco

No dia 12 de abril, às 10h, foi realizada a cerimônia de  posse da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Fundação Ouro Branco, no munícipio da região Central de Minas.  As Comissões de Ética de Enfermagem são órgãos representativos dos Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existem Serviços de Enfermagem, com funções educativa, consultiva e de orientação ao exercício ético e profissional dos profissionais de enfermagem. Também estiveram presentes os enfermeiros fiscais Farley Sindeaux e Rubens Schroder Sobrinho.

A Comissão empossada pela presidente do Coren-MG, enfermeira Carla Prado Silva, é constituída pela enfermeira Thaysa Moura Dias (presidente), pela enfermeira Cristiane Augusta de Oliveira (vice-presidente), pela técnica em enfermagem Maria Aparecida Condé (secretária), além das suplentes, enfermeiras Alessandra Thais Araújo dos Santos e Flávia Cristina Gomes Vieira, e técnica em enfermagem Gilcélia Aparecida Mendes de Moraes. Na cerimônia também estiveram presentes a coordenadora da comissão eleitoral, enfermeira Wanice Nascimento de Resende e a enfermeira responsável técnica da instituição, Carolina Ribeiro Campos. Os membros da Comissão terão mandato de três anos, sendo admitida uma reeleição.

(da esq. p/ dir.) A enfermeira responsável técnica da instituição Carolina Campos, enfermeira Thaysa Dias, a técnica em enfermagem Gilcélia de Moraes, o enfermeiro fiscal Farley Sindeaux, a presidente do Coren-MG Carla Prado, enfermeira Flávia Vieira, a técnica em enfermagem Maria Aparecida Condé, o enfermeiro fiscal Rubens Schroder e a enfermeira Cristiane de Oliveira

A Presidente Carla Prado parabenizou os integrantes da Comissão, esclarecendo a importância da presença da CEE nas instituições. Enfatizou que a CEE não é criada para punir e nem vigiar o profissional, pois sua principal função é trabalhar preventivamente com intensa divulgação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Nova Resolução:

Em 23 de março de 2018, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) homologou a Resolução Cofen nº 572, que normatiza, no âmbito dos Conselhos Regionais de Enfermagem, a criação e funcionamento das Comissões de Ética de Enfermagem nas instituições de saúde com Serviço de Enfermagem. Dentre as inovações, ficou determinado que a constituição da CEE será facultativa para instituições com menos de 20 enfermeiros. A Resolução ainda traz as orientações de como deve ser conduzido o processo eleitoral.