Publicador de Conteúdos e Mídias

angle-left Coren-MG exibe exposição “Créativité” de Joanna Scharlé

 

A capacidade humana de criar é uma competência de valor singular e está no cérebro o desenvolvimento deste talento. Na mostra “Créativité”, Joanna Scharlé capta a essência humana na forma de expressões faciais mágicas e coloridas, com pinceladas marcantes. Há uma conexão em suas 12 obras apresentadas, que aliam a capacidade de criação da artista às faces de suas pinturas. Esta exposição de arte contemporânea traz ricos detalhes culturais influenciados pelos estudos desta artista e pelos lugares nos quais morou e viajou, como: Inglaterra, Suíça, Estados Unidos e Luxemburgo. Assim, Scharlé retrata a sociedade, a arte e a cultura, frente às pessoas presentes no seu meio e que, de alguma forma, marcaram sua vida.

 

O aqui e agora do original constitui o conteúdo da sua autenticidade, e nela se enraíza uma tradição que identifica esse objeto, até os nossos dias, como sendo aquele objeto, sempre igual e idêntico a si mesmo.”

Walter Benjamim, ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo


 

Como agradecimento pela oportunidade de expor seus trabalhos no Coren-MG, a artista presenteou o Conselho com a doação da obra “Robot Sérgio” (técnica óleo sobre tela, nas dimensões 1,00m x 0,80cm). Esta é a sexta vez que Scharlé exibe seus trabalhos no CDM.“No Coren-MG foi onde tive a oportunidade de fazer a minha primeira exposição individual, pois antes participava de exposições coletivas. Depois da primeira mostra feita neste espaço, chamada “3X4”, abriram-se muitas outras portas, o que me faz lembrar do Coren com muito carinho e gratidão pela oportunidade”, disse a artista, referindo-se à exposição que aconteceu no CDM em fevereiro de 2013.

A obra foi entregue pela artista Joanna Scharlé (à direita) à presidente do Coren-MG, enfermeira Carla Prado

Sobre a artista

Joanna Scharlé de Vasconcelos é pintora, desenhista e escultora. Nascida em Belo Horizonte, começou a desenvolver sua técnica de desenho no Brillantmont Internacional School, na Suíça, e prosseguiu no Mountain View High School de Utah, nos Estados Unidos. No Brasil, em 2010, concluiu a pós-graduação em Arte Contemporânea, na Escola Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Paralelamente, a artista dedicou-se a escultura e a pintura, principalmente, em telas e painéis. A influência modernista desenvolvida na Guignard contribuiu para que as obras de Scharlé se destacassem no cenário artístico. Participante de várias exposições, individuais e coletivas, em diversas cidades de Minas Gerais, no final de 2017, exibiu seu talento na Spectrum Miami Art Show, nos Estados Unidos, ampliando ainda mais sua visibilidade. O reconhecimento de seu trabalho veio com premiações e troféus em eventos como “Mulher Influente” e “Destaque em Artes plásticas”. Seu trabalho também foi reconhecido e selecionado no projeto “Reposter Skol”.

 

Visite a mostra

A exposição ficará no Centro de Documentação e Memória (CDM) do Coren-MG até 30 de março de 2018, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h. O CDM fica na Rua da Bahia, 916, 4º andar, no Centro de Belo Horizonte. Contato do espaço: (31) 3238-7549 e arte@corenmg.gov.br.

 

A entrada é franca! Venha conferir!

 

Contatos da artista:

31 9 99229270

Instagram: @scharle_joanna/

E-mail: joannavasconcelos@yahoo.com.br

 

Apoiadores

Evento divulgado na Agenda Cultural do portal turístico de BH:
 
Site Culturaliza BH