Publicador de Conteúdos e Mídias

angle-left Coren-MG promove evento sobre atuação da Enfermagem na terapia nutricional

Data da publicação: 21/11/2019


No dia 19 de novembro, o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) realizou um ciclo de palestras sobre a atuação da Enfermagem na terapia nutricional e o impacto na cicatrização, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa BH e o Instituto Nestlé Health Science.

O segundo-secretário do Coren-MG, enfermeiro Gustavo Adolfo Arantes, abriu o evento destacando a importância da Enfermagem na vida do paciente, principalmente na tentativa de minimizar o sofrimento. “Precisamos sempre nos lembrar que somos os profissionais que ofertam 24 horas de cuidado ao paciente. Dessa forma, devemos sempre nos atentar a todos os aspectos fundamentais para que ele tenha mais qualidade de vida e melhores condições de recuperação. A alimentação, assim como outros cuidados, é determinante para o sucesso do tratamento”, afirmou.

A Superintendente de Serviços Hospitalares da Santa Casa, enfermeira Mara Rúbia de Moura, iniciou as palestras com o tema “Atuação do Enfermeiro na Terapia Nutricional”. A facilitadora mencionou que o cuidado com a alimentação do paciente é um diferencial no reestabelecimento da saúde e destacou o protagonismo da enfermagem neste processo: “a gente coloca o paciente como centro, um destaque, e o enfermeiro tem uma grande importância em sua recuperação”. 

A Coordenadora de apoio assistencial do grupo Santa Casa BH, Enfermeira Carolina Letícia dos Santos Cruz, salientou a importância do profissional de Enfermagem buscar conhecimento técnico sobre o assunto e sempre trabalhar em conjunto com outros profissionais, como forma de priorizar o cuidado com o paciente.  “Nós, enquanto enfermeiros, temos que entender a importância que a terapia nutricional tem na qualidade de vida e pensar em formas de otimizarmos sempre a cicatrização de feridas e o desfecho do paciente”, afirmou. 

As atividades foram encerradas com a palestra “Papel do enfermeiro na terapia nutricional e o impacto na cicatrização”, ministrada pelo Dr. Adriano Mehl, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen). O facilitador comentou da importância de se pensar na visão holística do paciente, principalmente com foco na ferida e ressaltou que uma lesão pode ser ocasionada por diversos fatores como desnutrição, alteração da pressão arterial, diabetes, tabagismo. “Na terapia nutricional é crucial destacar o trabalho em equipe, e independente do profissional da área de saúde, a Enfermagem é a que mais passa tempo com os pacientes, assim é muito importante avaliação do profissional de Enfermagem no estado nutricional”, mencionou destacando a relevância da categoria.  


Que saber mais sobre os eventos promovidos pelo Coren-MG? Clique aqui e inscreva-se!