Coren-MG inaugura novas instalações do Departamento de Fiscalização

O decerramento da placa foi feito pela primeira-tesoureira Lisandra Aquino, pelo presidente Marcos Rubio e pelos parentes da enfermeira Clarice dos Santos, que recebeu homenagem póstuma; Julieta Santos (irmã), Rogério Santos (irmão) e Lívia Poggiali ficaram emocionados com a honraria

No dia 30 de novembro, os inscritos do Coren-MG ganharam novas instalações para atendimento no Departamento de Fiscalização (DeFis). A reforma do setor, que fica no 6º andar da sede do Conselho, em Belo Horizonte, demorou sete meses para ser concluída e garantirá mais conforto e privacidade aos profissionais de enfermagem.

A inauguração contou com a presença do presidente do Coren-MG, Marcos Rubio, enfatizou o momento festivo. “É um sonho para nós, pois foi uma das propostas apresentadas por essa diretoria”, falou. Ele ainda destacou a importância do DeFis para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, já que Minas Gerais foi o estado pioneiro no serviço. “Em 1982, fomos o primeiro Conselho a fiscalizar a profissão”, destacou.

O presidente também agradeceu a presença da ex-enfermeira fiscal do Coren-MG, Clesne Maria da Silveira, que foi uma das pioneiras da fiscalização no estado, e a presença dos familiares da também enfermeira fiscal Clarice Henriques dos Santos (de 1995 a 2013), que faleceu em 2014. Ela mereceu uma placa na porta de entrada do Departamento de Fiscalização devido aos relevantes serviços prestados ao crescimento e à consolidação da enfermagem mineira, sendo exemplo de profissionalismo, caráter, comprometimento e amor à profissão e ao desenvolvimento da categoria no país.

Muito emocionados, os irmãos da enfermeira, Julieta Maria Henriques Santos e Rogério Henriques Santos, agradeceram pela homenagem. A sobrinha de Clarice Santos, Lívia Henriques de Oliveira Poggiali, disse que todos estavam muito gratos e que, com certeza, onde a tia estivesse, estaria se sentindo muito lisonjeada e feliz com esta demonstração de carinho,

Sobre o projeto – De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Paulo Junior, todo o setor foi reestruturado. Houve a troca de piso, colocação de divisórias de vidro, persianas, e novo mobiliário ergonômico, a criação de uma área para café e a instalação de uma TV 40” na qual serão veiculados vídeos da área da saúde e conteúdos relativos ao Conselho. “A sala de plantão agora conta com isolamento acústico para garantir maior privacidade no atendimento ao inscrito. Todo o projeto teve como base as premissas mais modernas da arquitetura corporativa, adequadas às necessidades do Coren-MG e à nova dinâmica de trabalho, que favorece o atendimento ao inscrito e o conforto dos servidores”, completa o arquiteto.

O espaço também possui um cunho histórico, com destaque para as personalidades da enfermagem que foram lembradas. Uma delas é a enfermeira Florence Nightingale (1820-1910), que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos durante a Guerra da Crimeia. Sua imagem, com 2,30 metros largura por 2,60 metros de altura, estampa uma das paredes do DeFis.

O DeFis conta, ainda, com uma linha do tempo afixada em uma de suas paredes. Com 12 metros de largura e 2,60 metros de altura, o painel conta com um resumo da história da enfermagem, desde 1832, e da trajetória do Coren, ano que foi criado o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, até os dias atuais.

Clique aqui para conferir mais fotos da inauguração e das novas instalações do DeFis.

A primeira-tesoureira Lisandra Aquino, Lívia Poggiali, Julieta Santos, o presidente Marcos Rubio, a vice-presidente Márcia Caúla e Rogério Santos privilegiaram o evento

Enfermeiros fiscais da capital e do interior conheceram as novas instalações do DeFis na sede