Publicador de Conteúdos e Mídias

Coren-MG promove Ciclo de Palestras em Pirapora e Salinas

A mesa de abertura do evento em Pirapora foi composta (da esquerda para a direita) pela diretora administrativa do Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, Raquel Ligori, representante do Coren-MG em Pirapora, enfermeiro Leandro Bandeira, enfermeiro RT do Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, Herminio Alisson, coordenadora da Atenção Primária, enfermeira Joice Quadros, enfermeira Juliana Veloso, representando a prefeita Marcela Machado Ribas Fonseca e o secretário municipal de saúde Sinvaldo Alves Pereira, presidente do Coren-MG, enfermeiro Marcos Rubio, coordenadora adjunta da Subseção Montes Claros, Madalena Andrade e coordenadora do Centro de Especialidades Médicas (CEM), enfermeira Cirlei Lopes dos Reis e Santos 
 

Nos dias 19 e 21 de setembro, o Coren-MG, em parceria com municípios do Norte de Minas, promoveu Ciclo de Palestras em Salinas e Pirapora. As atividades foram conduzidas pelo presidente do Conselho, enfermeiro Marcos Rubio, e pela coordenadora adjunta da Subseção de Montes Claros, enfermeira Madalena Andrade. Os eventos, que foram gratuitos, tiveram como público-alvo enfermeiros da região.
 
Responsável por proferir a palestra “Responsabilidade Técnica do profissional enfermeiro”, Madalena Andrade conta que a escolha dos temas para a realização do evento se deveu ao atendimento de uma solicitação das Secretarias Municipais de Saúde das Prefeituras e dos hospitais Dr. Moisés Magalhães Freire e Dr. Osvaldo Prediliano. “Uma das propostas de ambos os municípios é investir no aprimoramento profissional, pois entendem que esta medida irá refletir diretamente na qualidade da assistência de enfermagem que é prestada”, justifica.
 
A enfermeira também destaca que o atendimento à demanda das cidades de Salinas e Pirapora vem ao encontro da proposta da atual gestão do Coren-MG, que investe na realização de diversos eventos desta natureza, visando o aprimoramento profissional, com foco na melhoria da assistência de enfermagem prestada e à potencialização do respaldo legal dos profissionais de enfermagem. “Além de investir numa maior visibilidade da enfermagem e no reconhecimento social desta profissão, que tem tamanha relevância na saúde brasileira uma vez que prima pelo cuidar, prevenir, assistir, recuperar, curar e produzir saúde junto a toda equipe multiprofissional”, acrescenta.
 
Em Salinas, o evento foi realizado no Centro de Convenções do município e teve à frente da organização a diretora do Hospital Municipal Dr. Osvaldo Prediliano, enfermeira Maria Lúcia Lima e os enfermeiros responsáveis técnicos da instituição, Nanci Celestrino da Cruz Orneles e Célio Francisco de Almeida. Além deles, a coordenadora da Atenção Primária da SMS, enfermeira Cristiane de Oliveira Silva participou da organização.
 
No dia 21, o evento ocorreu em Pirapora, referência microrregional que conta com sede de Superintendência Regional de Saúde, no Centro de Educação Permanente em Saúde. O Ciclo de palestra na região foi organizado pelo enfermeiro representante do Coren-MG na cidade, Leandro de Jesus Santos Bandeira, e pela coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Joice Quadros. 

Assim como em Pirapora, em Salinas, os enfermeiros participaram ativamente com inúmeros questionamentos e alguns relatos