Publicador de Conteúdos e Mídias

angle-left Coren-MG promove corrida da Enfermagem

Primeira edição do evento foi marcada por muita emoção e revelou histórias de superação

No dia 25 de maio, o Coren-MG promoveu a I Corrida da Enfermagem, que marcou o encerramento das comemorações pela Semana da Enfermagem. A atividade foi realizada no Parque Municipal Américo Renne Giannetti, em Belo Horizonte, e reuniu 300 pessoas, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem.
 
A programação começou às 7h, com a entrega dos kits com camiseta, mochila saco e um copo. Às 8h50, foram realizados os alongamentos. Os corredores também puderam participar de sessões de massagem, aferir a pressão e o nível de glicemia. Com uma estrutura completa, a corrida contou, ainda, com um posto médico com UTI.
 
Antes da corrida houve um simulado de atendimento a vítima de acidente de trânsito, conduzido pelo coordenador do curso de Enfermagem da UninCor, professor Daniel Fernandes, que contou com a participação de alunos da instituição. O objetivo da atividade foi possibilitar aos participantes a vivência da assistência nesse tipo de situação, além de reforçar para a comunidade a importância da atuação do profissional de enfermagem.
 
A largada aconteceu às 9h15. Ao todo, foram percorridos 5 km e, ao final, os três primeiros colocados no geral masculino e feminino receberam um troféu. Aos outros atletas foi entregue uma medalha pela participação. A cerimônia de premiação e encerramento ocorreu às 10h15.
 
O primeiro colocado masculino foi o técnico de enfermagem do Hospital da Unimed, Stefan Gomes, que completou a prova no tempo de 18 minutos e 15 segundos. Incentivado no seu local de trabalho a buscar uma vida mais saudável, ele viu no esporte uma maneira de adquirir novos hábitos. “Mais ou menos há três anos e meio eu estava com cerca de 110 quilos e vi que tinha que fazer alguma coisa”, contou.
 
Além da saúde física, Stefan Gomes ressaltou a importância do esporte para sua saúde psíquica. “Encontrei na corrida um meio de liberar a carga que a gente traz durante os plantões”, disse. Nem mesmo a jornada dupla que fazia quando decidiu correr o afastou dos treinos. “Mesmo assim mantive a corrida como uma válvula de escape. É um esporte que abracei, eu amo e fico muito feliz de ver que o Coren está investindo nisso”, completou.
 
A primeira colocação feminina ficou com a técnica de enfermagem do Hospital Belo Horizonte, Ana Carolina Rocha Aparecida, que completou a prova com tempo de 21 minutos e 41 segundos. Adepta das corridas, a do Coren-MG a incentivou ainda mais por ser voltada exclusivamente para a Enfermagem. “Por isso dei meu sangue para chegar em primeiro”, disse a profissional que, no mesmo dia da corrida, estaria de plantão e, no dia seguinte, participaria de outra corrida.
 
A entrega dos troféus foi feita pela presidente do Coren-MG, enfermeira Carla Prado Silva. Ela disse que o momento era de muita emoção. “Hoje foi a coroação de um trabalho muito intenso. A nossa gestão, desde que assumiu ano passado, tem trabalhado muito em prol da Enfermagem porque acreditamos que precisamos cuidar de todos nós mesmos. Quero agradecer muito a participação de todos vocês e parabenizar os vencedores e aqueles que participaram.”
 
A presidente do Coren-MG aproveitou a oportunidade para divulgar a campanha Nursing Now (clique aqui para conhecer). Uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), a campanha busca chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU para que valorizem os profissionais de Enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde. “Nós sabemos da nossa importância. Agora a sociedade também precisa saber. Não existe saúde sem Enfermagem. Onde há vida, há Enfermagem”, finalizou Carla Prado Silva.
 
Classificação da I Corrida da Enfermagem
 

Masculino

 
1º lugar - Stefan José Antônio Gomes – Técnico de enfermagem - 18:15
2º lugar - Miguel Santos Duarte – Estudante de Enfermagem - 20:15
3º lugar -Allison Feliciano Lopes – Estudante de Enfermagem - 20:19
 
Feminino

1º lugar - Ana Carolina Rocha Aparecida – Técnica de enfermagem - 21:41
2º lugar - Rosane Coelho de Paula – Técnica de enfermagem - 23:10
3º lugar - Danielle Beatriz de Paula Pires – Auxiliar de enfermagem - 24:09
 
Clique abaixo para ver o tempo de todos os corredores que completaram a prova

Feminino

Masculino


CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA CORRIDA DA ENFERMAGEM 2019