angle-left Coren-MG recebe Conatenf Itinerante

Na manhã do dia 9 de março, foi realizada, no auditório do Coren-MG, reunião da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf). A comissão, formada por 10 membros, tem como objetivo assessorar o plenário do Cofen na solução de demandas relativas aos auxiliares e técnicos em enfermagem, com função propositiva e consultiva.

A mesa de abertura do evento foi composta pela segunda-tesoureira, auxiliar de enfermagem remida Vanda Lúcia Martins, pela presidente do Coren-MG Carla Prado Silva, pela conselheira do Cofen, enfermeira Orlene Dias Veloso, e pela coordenadora da Conatenf, técnica em enfermagem Rosângela França.

Durante o evento, foi apresentado o projeto desenvolvido desde 2015 dentro do Cofen, como ocorreu a participação de auxiliares e técnicos ao longo desse período e as conquistas da comissão até os dias de hoje. Uma delas, de acordo com a coordenadora da Conatenf, Rosângela França, foi a reserva dos cargos de tesoureiros dos Conselhos Regionais para o nível médio (técnicos e auxiliares de enfermagem).

O Conatenf Itinerante contou com a presença de profissionais e estudantes

Membro da Conatenf, o técnico em enfermagem José Antônio da Costa disse que a comissão foi criada visando atender às necessidades do nível médio. Nesse sentido, uma das propostas foi a criação do Conatenf Itinerante. “Os auxiliares e técnicos em enfermagem ficavam muito distantes do Cofen. Hoje esta distância diminuiu bastante”, contou. A passagem do Conatenf Itinerante pelo Coren-MG encerrou esta etapa do trabalho de visitas nos Conselhos Regionais de Enfermagem.

O evento contou com a participação de conselheiros do Coren-MG. Entre eles, a primeira-tesoureira e o primeiro-secretário do Coren-MG, respectivamente, auxiliar de enfermagem Vânia da Conceição Castro Gonçalves Ferreira e enfermeiro Érico Barbosa Pereira. Também estiveram presentes as auxiliares de enfermagem Elânia dos Santos Pereira e Maria Eudes Vieira, os técnicos em enfermagem Ernandes Rodrigues Moraes, Elônio Stefaneli Gomes, Enoch Dias Pereira, Iranice dos Santos, Valéria Aparecida dos Santos Rodrigues, Linda de Souza Leite Miranda Lima e Valdecir Aparecido Luiz.

O evento foi conduzido pela coordenadora da Conatenf, Rosângela França, e pelo membro da comissão, José Antônio da Costa

Sobre a Conatenf - Criada pela Decisão Cofen Nº 057/2015, a comissão é composta por cinco membros efetivos e cinco suplentes. A Conatenf possui participação ativa durante as reuniões plenárias do Conselho Federal de Enfermagem, já tendo obtido importantes vitórias dentro do Sistema do Cofen/Conselhos Regionais. Atualmente, a Conatenf possui inserção efetiva dentro do Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem (CBCENF) com a realização de reuniões e palestras durante o congresso.