Emita e Plenária Aberta são realizados em Uberlândia

Nos dias 5 e 6 de abril, o Coren-MG promoveu o 9º Encontro Mineiro de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Emita) e a Plenária Aberta. Os eventos aconteceram na Universidade de Uberlândia (UFU).

Em 5 de abril (quarta-feira), de 8h às 17, foi realizado o 9º Emita, que contou com a presença de 208 pessoas. O evento propôs um espaço de discussão e atualização sobre a atuação dos auxiliares e técnicos em enfermagem e para o debate e a contextualização dos problemas vivenciados na atividade profissional de repercussão no momento atual. Objetivou, ainda, apresentar a gestão eleita pelos auxiliares e técnicos, as possibilidades, modo de atuação no Conselho e avanços.

A Plenária Aberta foi realizada no dia 6 de abril (quinta-feira), de 8h às 17h, e contou com a participação de 171 pessoas. As plenárias são reuniões que acontecem mensalmente. Nelas, o Plenário do Coren-MG, formado por profissionais de enfermagem, decidem todas as questões administrativas, de gestão do Conselho e da regulamentação da enfermagem. Como o próprio nome sugere, essas reuniões são abertas e a participação dos profissionais de enfermagem inscritos no Coren-MG é muito importante.

Entre os temas abordados nos eventos estiveram Saúde psíquica do profissional, Ética - Projetos de lei para a Enfermagem mineira, Erros de procedimentos no processo de cuidar, Violência contra o profissional e assédio moral e Qualidade e segurança para o profissional no ambiente de trabalho.

Homenagens – Como forma de reconhecimento do trabalho exercido pelos auxiliares e técnicos de enfermagem, o Coren-MG idealizou a homenagem “Profissional Destaque da Enfermagem”, que foi conferida durante o 9º Emita.

Esse ano, a homenagem teve como objetivo reconhecer a atuação de auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalham em instituições de saúde localizadas na região de Uberlândia e que possuam enfermeiro responsável ou responsável técnico.

O número de profissionais a serem homenageados, os critérios de escolha, o cronograma e demais assuntos pertinentes a concessão da homenagem “Profissional Destaque da Enfermagem” foram estabelecidos pela Comissão Organizadora do Evento, composta por cinco conselheiras nomeadas e designadas pelo presidente do Coren-MG.

A indicação do profissional homenageado foi enviada pelo enfermeiro responsável técnico ou enfermeiro supervisor e/ou através de eleição de pares das instituições de saúde localizadas na região de Uberlândia. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes critérios:

Cada instituição poderia indicar somente um profissional a cada cem profissionais, sendo ele auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem. A instituição deveria considerar na escolha do homenageado assiduidade no trabalho, pontualidade, proatividade, bom relacionamento interpessoal com a equipe e conhecimento técnico satisfatório em sua área de atuação.

A indicação deveria ser justificada por escrito pela instituição, informando o motivo pelo qual o auxiliar ou técnico de enfermagem deveria ser homenageado. Não poderiam receber a homenagem os profissionais que estiverem inadimplentes com o Coren-MG e que possuíssem grau de parentesco até terceiro grau com a coordenação de enfermagem ou com a direção da instituição de saúde em que trabalhe.

Uma das homenageadas foi técnica em enfermagem Eliene de Freitas, que trabalha na maternidade do Hospital das Clínicas de Uberlândia. Para ela, receber a homenagem foi uma grande surpresa, que a deixou muito feliz por ter seu trabalho reconhecido. “Receber esse troféu é também uma forma de incentivo para melhorar cada vez mais”, conta. Eliene, que trabalha como profissional de enfermagem há 9 anos, conta que o que chamou sua atenção na profissão, foi a dedicação ao cuidar das pessoas.

Confira, abaixo, os homenageados:

Edna Aparecida Pereira - 26167-TE

Eliane Lopes Gabriel - 334580-TE

Eliene Lacerda de Freitas - 394998-TE

Hérika de Fátima Camargos Oliveira - 1041807-TE

Joana D’arc Cardoso Angelo Silva - 397257-TE

Julieta dos Anjos de Paula - 269021-AE

Lucimar Cardoso Silva Marques - 327.562-TE

Luzia Vilela de Souza - 6145-TE

Maria Aparecida de Barros Augusto - 85.205-TE

Maria Luzia Oliveira de Freitas - 30207-TE

Merabi Maria Moura Dias - 20876-TE

Nilva Fátima Fonseca Mesquisa - 30368-TE

Sandra Cristina de Oliveira - 431064-TE

Sandra Eunice Marques Dantas - 319908-TE

Vanda Guerra Lima - 153496-AE

Vanerli Pereira Viana - 126018-TE

Vânia Lúcia Vieira - 37794-TE

CLIQUE AQUI PARA CONFIRIR NO FACEBOOK DO COREN-MG MAIS FOTOS DOS EVENTOS.