angle-left Hora da Enfermagem pressionar parlamentares por voto a favor de aposentadoria justa para a categoria

Comissão especial da Câmara dos Deputados deve votar relatório sobre Previdência até 3 de julho

Publicação: 27/06/2019

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou, no dia 26 de maio, que a comissão especial da Casa deve votar até o próximo dia 3 de julho o relatório sobre a reforma da Previdência. Agora, mais do que nunca, é necessário que a Enfermagem se mobilize para pressionar os parlamentares a aprovarem a proposta da Emenda Modificativa 17/2019, que altera a PEC 6 (Reforma da Previdência).  A modificação assegura aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e obstetrizes uma aposentadoria justa.

Em busca de apoio dos deputados para a inclusão dos profissionais de Enfermagem no regime especial da Previdência, diretores do Coren-MG participaram de várias reuniões com diversos deputados federais a fim de defender a proposta da EM 17/2019, de autoria dos deputados federais Fred Costa (MG), Orlando Silva (SP), Soraya Santos (RJ), Carmem Zanotto (SC), Léo Moraes (RO), Célio Studart (CE) e Dr. Frederico (Patriota/MG). Um dos pontos mais importantes da proposta é que enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes se aposentem com 55 anos, desde que comprovem 25 anos de contribuição exclusivamente em efetivo exercício das funções de Enfermagem.

MOSTRE A FORÇA DA ENFERMAGEM!

Agora é hora de pressionar parlamentares por voto a favor de aposentadoria justa para a categoria.

Acesse aqui a  lista com os nomes, e-mail's e perfis no Instagram dos deputados responsáveis pela aprovação da Emenda 17 a PEC 06/19 (Reforma da Previdência) que visa Aposentadoria Especial para a Enfermagem.

Mobilização no Instagram: copie o texto abaixo e cole na última foto dos deputados relacionados para pressioná-los.

TEXTO
Vossa Excelência está recebendo essa mensagem pois está listado na Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda Constitucional nº 6-A, de 2019, do Poder Executivo, que “modifica o sistema de previdência social, estabelece regras de transição e disposições transitórias, e dá outras providências” PEC00619.

A Emenda 17 pretende garantir regra de aposentadoria justa aos 55 anos de idade, desde que comprovados 25 anos de contribuição para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e obstetrizes.

Somos atualmente 2.164.047 profissionais no Brasil, sendo 84,4% do sexo feminino. Estamos constantemente expostos a riscos físicos, químicos e biológicos. Sofremos com o desgaste mental e emocional do cotidiano da profissão e também com o desgaste físico, devido a sobrecarga de trabalho e elevada carga horária que somos submetidos. Esses fatores podem ser determinantes para surgimento de acidentes e doenças ocupacionais, e podem colocar em risco não só o profissional mas também a sociedade que necessita de um bom atendimento.

A #AposentadoriaEspecial não é um privilégio, é uma medida necessária e urgente para toda a Equipe de Enfermagem e para o bom funcionamento dos serviços de saúde do Brasil.