Publicador de Conteúdos e Mídias

Membros do Plenário do Coren-MG tomam posse

A chefe de Gabinete Joana Cunha, a enf. Lisandra Aquino (centro) e a AE Vânia Ferreira também compuseram a mesa durante o evento

 

No dia 27 de dezembro, os conselheiros eleitos pela Chapa 2, Quadro I, de enfermeiros, tomaram posse para o triênio de 2018-2020. Durante a cerimônia também foram eleitos os membros do plenário para a nova gestão. O mandato terá início no dia 1º de janeiro de 2018 e terminará em 31 de dezembro de 2020.

A mesa de abertura foi composta pela vice-presidente do Coren-MG no exercício da presidência, enfermeira Márcia Bizerra do Carmo Caúla, e pela chefe de Gabinete, Joana Cunha. Em sua fala, a enfermeira Márcia Caúla prestou esclarecimentos acerca da eleição interna para a escolha de membros da Diretoria e do Comitê Permanente de Controle Interno, além de delegados regionais efetivo e suplente. O voto foi secreto, sendo que, de acordo com o artigo 11 do Código Eleitoral (Resolução Cofen 523/2016), os cargos de presidente, vice, primeiro e segundo-secretários são privativos de enfermeiros e os de primeiro e segundo-tesoureiros a serem ocupados por técnicos e ou auxiliares de enfermagem. 

Para votação, a presidência da reunião foi transferida para a enfermeira Lisandra Caixeta Aquino, representante da Chapa 2, Quadro I, e da enfermeira Carla Prado Silva, que não pode comparecer. Como escrutinadora, foi convocada a procuradora do Coren-MG, Daniela Espírito Santo Vargas, que procedeu a apuração dos votos. 

Lisandra Aquino agradeceu a presença de todos, ressaltando imensa satisfação, sentimento de dever cumprido e com plena convicção de que a democracia prevaleceu. “A construção de um sonho, que já começou a se realizar, baseou-se em um grande desejo de proporcionarmos um movimento transformador na enfermagem mineira e brasileira. Momento de pensar e agir com união de todas as três categorias que representa a enfermagem como profissão do cuidar, para valorização e respeito”, completou.

A auxiliar de enfermagem Vânia da Conceição Castro Gonçalves Ferreira, representante da Chapa 2, Quadros II e III (técnicos e auxiliares), também compôs a mesa no início dos trabalhos para a eleição. Ela disse que há um tempo, muito distante, nasceu o sonho de formarem uma chapa para representar os técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem inscritos no Coren-MG. “Acolhemos esse sonho com honra e também com o ônus de representá-los. O fato de estar aqui, nervosa, falando a vocês, já é um grande desafio e parte desse ônus”, confessou. Em seguida a profissional fez um pequeno resumo da caminhada da Chapa 2 até chegarem à vitória.

Feita a apuração dos votos, confira, abaixo, o resultado:

Plenário Coren-MG – Gestão 2018-2020

Diretoria 

Presidente: Enf. Carla Prado Silva
Vice-presidente: Enf. Lisandra Caixeta Aquino
Primeiro-secretário: Enf. Érico Barbosa Pereira
Segundo-secretário: Enf. Gustavo Adolfo Arantes
Primeira-tesoureira: AE Vânia da Conceição Castro Gonçalves Ferreira
Segunda-tesoureira: AE-R Vanda Lúcia Martins

Comitê Permanente de Controle Interno

Enf. Christiane Mendes Viana
Enf. Jarbas Vieira de Oliveira
AE Elânia dos Santos Pereira

Delegadas regionais 

Efetiva: Carla Prado Silva
Suplente: Lisandra Caixeta Aquino

Após apuração e definição dos cargos internos, a condução da reunião foi devolvida à enfermeira Márcia Caúla, que empossou os membros da Diretoria e do Comitê Permanente de Controle interno, além das delegadas regionais efetiva e suplente.

Propostas de campanha – Acreditar na enfermagem e querer mudanças significativas na condução do Coren-MG foram os pilares que sustentaram a Chapa de Oposição. Para seus membros, pensar e agir na perspectiva de uma condução coletiva do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, com respeito às diferenças de opiniões e na valorização de todas as categorias que compõe a nossa enfermagem, é essencial para os desafios que se apresentam na busca do reconhecimento e dignidade profissional.

Entre as propostas de campanha estiveram a administração do Coren por profissionais da assistência, por meio de chapa unificada de auxiliares, técnicos e enfermeiros, e manter o desconto de 20% nas anuidades e outras medidas que diminuam os custos do Conselho. Além dessas propostas, negociar com o Cofen para manter a isenção na taxa de registro de especialidades, inscrição remida e no cancelamento de inscrição e negociar o congelamento nos valores já praticados nas anuidades, deixar de ser um Conselho com foco punitivo, aprimorando o processo ético: melhorando a reabilitação profissional, incentivando as comissões de ética com caráter educativo, preconizando a conciliação. 

Clique aqui para conferir, nas páginas de 8 a 10, todas as propostas da campanha da Chapa 2 e os demais membros efetivos do Plenário 2018-2020.

 

Christiane Mendes Viana – Enfermeira

 


Fernanda  Fagundes Azevedo Sindeaux - Enfermeira

 

Érico Barbosa Pereira - Enfermeiro

 

Gustavo Adolfo Arantes - Enfermeiro

 

Jarbas Vieira de Oliveira - Enfermeiro

 

Karina Porfírio Coelho - Enfermeira

 

Lisandra Caixeta de Aquino - Enfermeira

 

Lucielena Maria de Sousa Garcia Soares - Enfermeira

 

Claudio Luis de Souza Santos – Enfermeiro

 

Gilson Donizetti dos Santos – Enfermeiro

 

Jaime Bernardes Bueno Júnior - Enfermeiro

 

Kassia Juvencio - Enfermeira

 

Mateus Oliveira Marcelino - Enfermeiro

 

Simone Cruz de Melo - Enfermeira

 

Elcio Aparecido da Silva - Enfermeiro

 

Luciana de Oliveira Bianchini - Enfermeira