Confira o Edital Eleitoral N. 1/2017 que convoca para a Assembleia Geral para as Eleições do Coren-MG

Lourdinéia Santana, Juliana Aquino e Valéria Alves formam a Comissão Eleitoral do Coren-MG

Nos termos da Resolução Cofen 523/2016, que aprova o Código Eleitoral do Conselhos de Enfermagem e dá outras providências, o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) publicou a Portaria 259/2017. O documento apresenta as profissionais nomeadas para a comissão que terá como atribuições executar e fazer cumprir todos os atos destinados à realização das eleições no regional mineiro.

A Comissão Eleitoral é formada pelas enfermeiras Juliana Gomes de Aquino (presidente) e Lourdinéia Rodrigues Santana, além da auxiliar de enfermagem Valéria Regina Alves. Conforme o artigo 18 da Resolução Cofen 523/2016, às profissionais caberá a expedição de editais e outras publicações necessárias, planejar, coordenar, organizar e supervisionar os atos eleitorais.

Além disso, ao grupo compete deferir ou indeferir requerimentos de sua competência formulados no processo. Também cabe à Comissão Eleitoral decidir sobre os pedidos de inscrição de chapas e sobre as demais questões incidentais, julgar impugnações, emitir relatórios conclusivos sobre matérias postas a sua análise e encaminhar o processo eleitoral para o plenário do Conselho para homologação.

Clique abaixo para acessar os documentos:

Portaria 259/2017
Resolução Cofen 523/2016

Horário de atendimento: 8h às 17h
E-mail:  comissaoeleitoral2017@corenmg.gov.br

Confira, abaixo, o Edital Eleitoral N. 1/2017, publicado no Diário Oficial da União, que convoca para a Assembleia Geral para a Eleições.

Participe das eleições Coren-MG e ajude fortalecer enfermagem!

No dia 1º de outubro de 2017, serão realizadas as eleições para os Conselhos Regionais de Enfermagem com a finalidade de compor os novos plenários no triênio 2018-2020. Pela primeira vez, a votação será realizada pela internet em 100% dos regionais. O sistema, que conta com auditoria externa, aumenta a transparência, a segurança e a agilidade da votação.

Os Conselhos Regionais são autarquias federais dirigidas por profissionais de enfermagem eleitos pelos inscritos. De três em três anos, todos os profissionais detentores de inscrição definitiva e remida escolhem seus representantes, por meio de voto secreto e obrigatório. A participação dos inscritos nas eleições é fundamental para o fortalecimento da profissão, uma vez que os eleitos para integrar o plenário terão como função:

• Deliberar sobre inscrições e/ou seu cancelamento
  • Expedir a carteira profissional e a cédula de identidade profissional
  • Disciplinar e fiscalizar o exercício da Enfermagem
  • Buscar qualidade na assistência de Enfermagem
  • Proteger os interesses sociais
  • Despertar o conhecimento das competências éticas e legais
  • Zelar pelo cumprimento da Legislação da Enfermagem e do Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem
  • Emitir pareceres técnicos
  • Estimular a qualificação dos profissionais da área da Enfermagem
  • Representar às autoridades competentes as irregularidades que não são de sua competência legal

Os profissionais adimplentes e remidos receberão a senha de votação via SMS e e-mail. Por esta razão, é fundamental o profissional registrado entrar em contato com o Conselho Regional para atualizar os dados do cadastro, principalmente e-mail e telefone. Quem deixar de votar, terá 120 dias após a eleição para apresentar sua justificativa. Após este prazo, será cobrada multa no valor de uma anuidade do exercício.