angle-left Presidente e comissão de combate à violência do Coren-MG se reúnem com comando da PMMG

Encontro teve como objetivo traçar estratégias conjuntas para prevenir e enfrentar agressões contra profissionais da Enfermagem

Data da publicação: 11/02/2020

Em continuidade ao trabalho que o Coren-MG iniciou no final do ano passado e que tem como objetivo a prevenção e o combate à violência contra profissionais de Enfermagem, no dia 10 de fevereiro, a enfermeira Carla Prado Silva, presidente do Coren-MG, se reuniu com o Comando da 16ª Companhia do 13ª Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo do encontro foi buscar apoio da PMMG no enfrentamento às agressões.

A reunião contou, ainda, com a presença do comandante da 16ª Companhia, major Paulo Giovanny, do tenente Marcio Goulart, que serviu na 16ª Cia do 13ª BPM como coordenador de mais de 150 Redes de Vizinhos Protegidos, do assessor jurídico da Presidência do Coren-MG, Lucas Quadros, além das enfermeiras Carolina Brito e cabo Priscilla Chagas, que são membros da Comissão Permanente Combate à Violência e Assédio Moral do Conselho.

O encontro começou com a apresentação, pela enfermeira Carolina Brito, do que é a Comissão. Além disso, ela levou informações sobre o perfil da Enfermagem, tipos de agressões sofridas e locais de incidência.

Uma das possíveis soluções para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a categoria foi integrar as instituições de saúde ao projeto Rede de Vizinhos Protegidos, iniciativa da PMMG que consiste na união de esforços de todos os moradores de determinado bairro para que, junto com a Polícia Militar, possam a fazer o monitoramento daquela redondeza, comunicando aos demais e à PM qualquer suspeita, por meios de comunicação previamente definidos.

No contexto da violência em instituições hospitalares, o tenente Marcio Goulart ressaltou a importância de capacitar e treinar, não só profissionais de Enfermagem, como todos as pessoas que trabalham no local, para que elas saibam qual postura pessoal e institucional devem adotar frente à comportamentos suspeitos e ameaças. Ele ainda sugeriu uma abordagem estruturada em 5 tópicos:

1º - Chamar e conscientizar os profissionais para uma participação efetiva.
2º - Realizar treinamento teórico sobre os motivos, formas de enfrentamento, postura e como lidar com a situação; acentuou que as agressões, geralmente são perpetradas por mesmo cidadão que se empodera em relação a falta de reatividade e tendem a aumentar.
3º - Realizar treinamento prático, vivenciar situações simuladas no ambiente profissional e entorno do local de trabalho; enfatizou que a parte prática deve contar com dinâmicas e propor soluções que sejam efetivamente realizadas.
4º - Feedback constante: a iniciativa deve ser acompanhada e apoiada constantemente, com monitoramento sobre os resultados para aperfeiçoamento.
5º - Apoio: as iniciativas devem ganhar corpo e contar com toda equipe da instituição, deve reunir pessoas para enfrentamento conjunto, faz parte da postura de enfraquecimento e dissuasão de eventual agressor. Nesse contexto, citou a criação de grupos do pessoa da saúde.

Para a presidente do Coren-MG, enfermeira Carla Prado, esta primeira reunião com a Polícia Militar foi muito produtiva. “Percebemos que uma parceria entre o Coren-MG e a PM é viável e pode nos ajudar, e muito, em estratégias de combate à violência contra o profissional de Enfermagem."

Assessor jurídico da Presidência, Lucas Quadros avaliou a reunião como esclarecedora e promissora. “A apresentação trouxe o viés da Polícia Militar, que possui kow how para abordar e lidar com a violência em seus diversos ambientes e situações. Em relação à prevenção e ameaças externas, creio que o ambiente seja propício para implementação, tanto assim que a Rede de Vizinhos Protegidos cresceu e tem gerado resultados positivos. Neste caso, uma boa alternativa seria a realização de palestras e cursos de capacitação em parceria com a PMMG, governos estaduais e municipais, com participação de toda a equipe de saúde.”

Saiba mais sobre a Comissão Permanente Combate à Violência e Assédio Moral do Conselho clicando aqui.