Publicador de Conteúdos e Mídias

angle-left Visita de fiscalização do Coren-MG gera contratação de 13 profissionais

 

Hospital necessitava de mais técnicos em enfermagem para atender à demanda de hospital em Ribeirão das Neves
 

Umas das atribuições do Coren-MG é fiscalizar o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem, conforme Resolução Cofen 543/2017. Este documento ressalta a necessidade de atingir o padrão de excelência do cuidado de Enfermagem e favorecer a segurança do paciente, do profissional e da instituição de saúde. Afinal, o quantitativo de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem interfere, diretamente, na segurança e na qualidade da assistência ao paciente.
 
Compete aos enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) das instituições de saúde estabelecer o quadro quantiqualitativo de profissionais necessários para a prestação da Assistência de Enfermagem e, ao Coren-MG, fiscalizar se o dimensionamento de pessoal é suficiente. Dentre as diversas visitas realizadas pelo Conselho a várias instituições para averiguar o cumprimento da legislação, no dia 26 de março deste ano, foi constatada no Hospital São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves, o déficit de 13 técnicos de enfermagem, o que comprometia o serviço prestado e gerava sobrecarga de trabalho aos profissionais da instituição.
 
O fato foi apurado em visita realizada pelo enfermeiro fiscal Ernani Vicente de Souza, que constatou a precariedade da situação. O déficit de profissionais de enfermagem, gerado pelo desligamento do serviço ou pelo afastamento por licenças médicas prolongadas, e que não foram repostos, coincidiu com o aumento de usuários acometidos com Dengue, dificultando, ainda mais, uma assistência segura e de qualidade aos usuários.
 
A partir daí, o enfermeiro fiscal fez um relatório abordando a situação e encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves, solicitando providências em relação ao caso. Mais uma vez, a fiscalização do Coren-MG surtiu efeito. Foram contratados mais técnicos de enfermagem, promovendo melhores condições de trabalho para os profissionais de Enfermagem e melhor assistência à população.