angle-left Coren-MG mobiliza categoria em prol da aposentadoria especial para a Enfermagem

Conselho convoca inscritos a enviarem e-mail para deputados federais se posicionarem a favor de Emenda Modificativa que trata da Reforma da Previdência

A Enfermagem está mobilizada por um propósito importante: a aprovação da proposta de Emenda Modificativa à PEC 06/2019 (Reforma da Previdência), do deputado federal Fred Costa, a fim de que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e obstetrizes possam garantir uma aposentadoria justa.

Um dos pontos mais importantes da proposta é que enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e obstetrizes se aposentem com 55 anos, desde que comprovem 25 anos de contribuição exclusivamente em efetivo exercício das funções de Enfermagem.

Envie o e-mail abaixo para os deputados federais em seu Estado, pedindo que se posicionem, na Comissão Especial da Câmara, favoravelmente à Emenda Modificativa que discute a Reforma da Previdência

Prezado Sr. Deputado

Os profissionais de Enfermagem de Minas Gerais vêm, respeitosamente, solicitar apoio para aprovação da proposta de Emenda Modificativa à PEC 06/2019 (Reforma da Previdência) a fim de que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e obstetrizes possam garantir uma aposentadoria justa.

Atualmente, somos 191.409 profissionais em Minas Gerais e mais de 2 milhões no país. Cotidianamente, estamos expostos a riscos biológicos, físicos, psicossociais e químicos, que acarretam grandes prejuízos à nossa saúde.

Pela regra da aposentadoria atualmente em vigor, têm direito ao regime especial os segurados que desempenham atividades insalubres, periculosas ou penosas. Para que seja concedido esse tipo de aposentadoria, o trabalhador precisa comprovar que o trabalho que desempenhou se enquadra em uma dessas categorias, ou seja, que esteve exposto a agentes químicos, físicos ou biológicos.

Diante disso, apesar de estar claro o direito dos profissionais de Enfermagem à aposentadoria especial, a realidade é que encontramos graves dificuldades para ter acesso ao direito que nos cabe, demandando provas específicas e longos tramites administrativos e judiciais para tal. Nada mais justo, portanto, que o reconhecimento do direito à aposentadoria com regras específicas para a categoria.

Nesse sentido, reiteramos a solicitação de apoio para aprovação da Emenda Modificativa à PEC 06/2019.

Atenciosamente,

Escreva aqui seu nome

Recorte e cole os e-mails abaixo para enviá-los aos deputados federais mineiros.

dep.aecioneves@camara.leg.br
dep.alesilva@camara.leg.br