Publicador de Conteúdos e Mídias

angle-left Coren-MG pressiona deputados em prol da aposentadoria especial para a categoria

Trabalho intensivo, que tem sido realizado junto aos parlamentares, necessita da pressão popular para garantir a vitória da Enfermagem 

Publicado em 14/06/2019 por Coren-MG


Em busca de apoio de deputados para a inclusão dos profissionais de Enfermagem no regime especial da Previdência, o Coren-MG se reuniu, na manhã do dia 12 de junho, em Brasília, com os deputados federais Paulinho da Força e Greyce Elias. O Conselho defende a aprovação da proposta de Emenda Modificativa à PEC 6/2019 (Reforma da Previdência), a fim de que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e obstetrizes possam garantir uma aposentadoria justa. 

Durante a reunião com o deputado Paulinho da Força, da qual participaram o primeiro-secretário do Coren-MG, enfermeiro Érico Barbosa Pereira, o conselheiro do Cofen Antônio Marcos, o vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Luiz, e o enfermeiro Jefferson Caproni, foi explicada ao parlamentar a importância de a categoria ter a aposentadoria especial aprovada. Um dos pontos defendidos no encontro é que os profissionais de Enfermagem cuidam de pessoas 24 horas do dia, ficando expostos a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde. 

A proposta da Emenda Modificativa 17/2019, que altera a PEC 6, é de autoria dos deputados federais Fred Costa (MG), Orlando Silva (SP), Soraya Santos (RJ), Carmem Zanotto (SC), Léo Moraes (RO), Célio Studart (CE) e Dr. Frederico (Patriota/MG). Um dos pontos mais importantes da proposta é que enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes se aposentem com 55 anos, desde que comprovem 25 anos de contribuição exclusivamente em efetivo exercício das funções de Enfermagem.

Esta não foi a primeira vez que o Coren-MG buscou apoio parlamentar para a aprovação da proposta. Nos dias 5 e 6 de junho, o primeiro-secretário do Coren-MG, Érico Barbosa, esteve em Brasília, nos gabinetes dos deputados federais Diego Andrade, Franco Cartafina, Rogério Correia, Cabo Júnio Amaral e Eros Biondini para defender a aposentadoria especial para a Enfermagem. 

Em 27 de maio, o primeiro e o segundo-secretários do Coren-MG, Érico Barbosa Pereira e Gustavo Adolfo Arantes, respectivamente, foram à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde conversaram com o deputado federal Reginaldo Lopes e o deputado estadual Cristiano Silveira.

Conheça aqui os integrantes da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 6-A, de 2019, do Poder Executivo, que “modifica o sistema de previdência social”. Envie e-mails e lique para pressioná-los a se posicionarem a favor da Emenda Modificativa 17/2019 à PEC 6.