Publicador de Conteúdos e Mídias

angle-left Coren-MG promove Semana da Enfermagem 2019

Evento destacou a importância do protagonismo na profissão

Mais de 600 pessoas, entre estudantes e profissionais de enfermagem, participaram do evento

 

Nos dias 20 e 21 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) promoveu, em Belo Horizonte, a Semana da Enfermagem. Todo ano, o evento é realizado em maio devido a duas importantes datas para a Enfermagem: o Dia do Enfermeiro (12 de maio) e o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem (20 de maio). Com o tema “Uma voz para liderar - Saúde para todos”, o Coren-MG destacou a importância do protagonismo na Enfermagem.
 
A Semana da Enfermagem 2019 teve como palestrantes grandes nomes da profissão, além de jornalistas renomados. A mesa de abertura foi composta pela presidente do Coren-MG, enfermeira Carla Prado, que deu as boas-vindas aos participantes. Também integraram a mesa o primeiro-tesoureiro do Cofen, enfermeiro Gilney Mendes, o membro da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf) do Cofen, Tony Costa, e o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves.
 
Na manhã do primeiro dia do evento, foram proferidas as palestras “Atenção da Enfermagem em Desastres”, pelo enfermeiro Wender Oliveira, do Ministério da Saúde, além de “Controle Social e Enfermagem”, pelo enfermeiro Gilney Mendes e pelo enfermeiro fiscal do Coren-MG, Farley Sindeaux. Segundo Gilney Medeiros, controle social é a fiscalização, monitoramento e controle das ações da Administração Pública pelos cidadãos, um mecanismo que possibilita o fortalecimento da cidadania, contribuindo para aproximar a sociedade do Estado. Por isso é muito importante o engajamento dos profissionais de enfermagem.

Um dos destaques da Semana da Enfermagem foi a apresentação  Apresentação do grupo de colaboradores do Hospital Socor, Daniel Lages, Juliana Cordeiro, Raquel Xavier, Adriene da Silva e Pablo de Souza, que cantaram a música de autoria própria "Arte e Ciência do Cuidar 

 
No período da tarde, os temas foram “Política na Enfermagem”, abordado pela prefeita de Cristal (RS), enfermeira Fábia Richter, “Cuidados Paliativos”, pelos enfermeiros da Câmara Técnica do Coren-MG, Alexandre Silva e Sandra Fava, e “Empreendedorismo Pautado na Ética e Legislação”, pelo enfermeiro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Cofen, Gilmar Júnior. Sobre empreendedorismo, Gilmar Júnior disse que a Resolução Cofen 568/2018, que aprova o regulamento dos consultórios e clínicas de enfermagem, significa um grande ganho para a categoria por oferecer mais autonomia ao profissional. Para ter sucesso em ambos, o enfermeiro ressalta que é necessário fazer o que ninguém faz ou fazer diferente o que já há no mercado.
 
Já no dia 21, um dos destaques foi a divulgação da campanha Nursing Now pela enfermeira da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), Kleyde Ventura. Uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), a campanha busca chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU para que valorizem os profissionais de Enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde.
 
Ainda na manhã do dia 21, a enfermeira da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Cofen, enfermeira Viviane Camargo, proferiu a palestra “Saúde ocupacional do profissional de saúde”, e a enfermeira da Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Coren-PE, Thaise Torres de Albuquerque, abordou “Autonomia do enfermeiro obstetra”.
 
Mais do que conhecimentos específicos da área, a Semana da Enfermagem 2019 também foi um momento para reflexão e oportunidade para repensar atitudes a fim de possibilitar uma vida mais leve e com significado. Por isso, as atividades do dia 22 de maio foram encerradas com a palestra “Viver não dói”, da jornalista Leila Ferreira, “Os sentidos de saúde para todos: Uma reflexão sobre o cuidado”, da enfermeira coordenadora do projeto Mais Gente, Jaqueline Barata, e “Por que é tão difícil atingir objetivos e metas?”, do jornalista Fernando Rocha.
 
Homenagens – Nos dois dias do evento, as cerimônias de entrega de placas de homenagem levaram os participantes às lágrimas. No dia 20, foi feita uma exibição dos profissionais de enfermagem que faleceram em 2018 e 2019. Houve, ainda, a exibição de um vídeo com imagens da tragédia em Brumadinho e fotos de alguns dos profissionais de enfermagem que atuaram durante o desastre. Em seguida, a homenageada foi a Irmã Arnhild, enfermeira há 64 anos, que, em 1965, entrou para a Irmandade Missionárias Servas do Espírito Santo e começou sua história na Santa Casa de Belo Horizonte.
 
No dia 21, a primeira homenageada foi a servidora da Prefeitura Municipal de Contagem, enfermeira Ana Flávia Carvalho. Ao constatar que muitos pacientes do posto onde trabalha não melhoravam por falta de compreensão na hora de tomar medicamentos, ela teve a ideia de transformar materiais recicláveis, como garrafas pet, em potes coloridos para facilitar a identificação. Em um ano, foram feitos 750 potes, entregues gratuitamente em Belo Horizonte, Contagem, Acaiaca, Ponte Nova e Brasília.
 
As homenagens foram encerradas com a entrega de placas às equipes de enfermagem de instituições que tiveram um papel fundamental na assistência aos moradores de Brumadinho. A Atenção Primária do município foi representada pela enfermeira Regina Célia da Silva, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Paraopeba de Brumadinho, pela enfermeira Valéria Gonçalves, o Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brumadinho, pela enfermeira Vanda Moreira de Souza, e a Atenção Secundária e Policlínica, pela técnica de enfermagem Patrícia Costa Lúcio.

A presidente do Coren-MG, Carla Prado Silva (à direita), em nome da autarquia, homenageou as equipes de enfermagem da Atenção Secundária e Policlínica, representada pela técnica de enfermagem Patrícia Costa Lúcio, do Hospital Municipal e da UPA de Brumadinho, representada pela enfermeira Vanda de Souza, da UAI Paraopeba, representada pela enfermeira Valéria Gonçalves, e da Atenção Primária, representada pela enfermeira Regina Célia da Silva

O evento também contou com a ilustre presença de profissionais de enfermagem do município de Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, que viajaram 7 horas para participar da Semana da Enfermagem

 

Agradecemos a todos, profissionais de enfermagem e palestrantes, por participarem da Semana da Enfermagem do Coren-MG.