Publicador de Conteúdos e Mídias

angle-left Exposição de Daniel Zuim retrata diferentes períodos da História da Arte

Mostra “Exercícios do Olhar” fica em exibição no Coren-MG até março

 

​​​​​​​Título da obra: Flute Player

Data da publicação: 05/02/2020

De 5 de fevereiro a 31 de março de 2020, o Centro de Documentação e Memória (CDM) do Coren-MG apresenta a mostra “Exercícios do Olhar”, com 10 releituras em óleo sobre tela do artista e artesão Daniel Zuim Mussi. Nessas estão representados diferentes períodos da História da Arte, tais como o Barroco Holandês, o Romantismo Inglês e o Fauvismo Brasileiro.

Elementais

Também faz parte da mostra o trabalho autoral de Daniel Zuim produzido sob a marca MorganaDasFadas, do qual é um dos fundadores. O projeto faz referência aos antigos bonecos de fadas, gnomos, duendes e outros seres encantados da natureza, muito populares nos anos 1980 e 1990.

​​​​Os elementais são entidades espirituais relacionadas com os elementos da natureza e desempenham tarefas importantes, pois, através deles que chegam aos homens as ervas, flores e frutos. Os seres se reúnem em diferentes famílias ligadas a um determinado elemento: terra, ar, água e fogo. Os gnomos são criaturas ligadas ao elemento terra, como magos, sábios e poderosos, protegem os tesouros do mundo, zelando pela harmonia da natureza.

Elfos e fadas são seres ligados ao elemento ar, mais comuns as aladas e de orelhas pontudas. Adoram brincar e pregar peças nos seres humanos, levando sorte e felicidade aos lugares por onde passam. As Ondinas e sereias são exemplos de espíritos ligados ao elemento água. Suas formas são variadas ainda que com frequência lembrem a forma humana, como belíssimas mulheres com cauda de peixe; são muito vaidosas e gostam de brincar entre as espumas e cavalgar nas cristas das ondas. Existem ainda as salamandras, elementais ligados ao fogo. São seres que possuem o poder de transmutar emoções e provocar uma profunda limpeza energética nos ambientes.

Os integrantes da Coleção Elementais são esculpidos em clay (argila polimérica) e replicados em resina cristal. Para a camada pictória são utilizados tinta acrílica e verniz. Suas roupinhas são confeccionadas com tecidos de algodão e feltro. A manta acrílica é usada no preenchimento dos chapeuzinhos.

O artista

Daniel Zuim Mussi é bacharel em Química e em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG. Natural de Belo Horizonte, iniciou suas experimentações e estudos na técnica a óleo em 2010, no ateliê-escola da artista plástica Carmen Candido. 

 

Venha apreciar a mostra. A entrada é gratuita!


Horário de visita: de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua da Bahia, 916 – 4º andar Belo Horizonte - MG
Contato: (31) 3238-7549 ou arte@corenmg.gov.br
 
Contatos do artista:
Daniel Zuim
Instagram:@dani.mussi e @morgana.das.fadas
Tel: (31) 9 8397-6461
E-mail: amorganadasfadas@gmail.com.br e dzmussi@yahoo.com.br

 

Apoiadores em Belo Horizonte do Projeto Expográfico:

​​​​​​​

Belotur: http://portalbelohorizonte.com.br/eventos/mostra/artes-plasticas/exposicao-mostra-exercicios-do-olhar-fica-em-exibicao-no-coren-mg