Publicador de Conteúdos e Mídias

angle-left Subseção de Uberlândia é inaugurada em novo endereço

Agora com o nome da enfermeira Matildes Maria Barbosa, o espaço foi projetado para oferecer mais conforto aos inscritos do Coren-MG

A fim de melhorar os serviços prestados aos profissionais de Enfermagem de Uberlândia e região, no dia 27 de maio, o Coren-MG inaugurou as novas instalações da subseção no município. Com salas totalmente reestruturadas, o local foi pensado de forma a prestar um atendimento de qualidade e com conforto aos inscritos.

Promovida no novo endereço – Av. Getúlio Vargas, 275, Sala 605, no Centro da cidade –, a cerimônia de inauguração foi iniciada pela presidente do Coren-MG, Carla Prado Silva, e contou com a presença de grandes nomes da Enfermagem, além de políticos da região. 

Carla Prado ressaltou que a cerimônia significava um marco em sua história. Ela também falou sobre a tarefa de ser presidente do Coren-MG, que não tem sido fácil. “Exigiu muito mais de mim do que eu imaginava ser possível. Mas, graças a Deus, a gente tem conseguido fazer um trabalho voltado para melhorar e facilitar a vida do inscrito e melhorar o atendimento. Com muito trabalho temos conseguido isso aos poucos.” 

As novas instalações da subseção foram comemoradas como uma grande vitória da Gestão 2018-2020. “Conseguimos trazer uma subseção mais digna dos profissionais da região, com mais conforto. Todo mundo aqui já teve oportunidade de ir à subseção antiga e ela deixava muito a desejar. Era um sonho que a gente conseguisse estar aqui hoje. Tenho que agradecer demais à Raquel, à Ana e à Jane, que trabalharam incansavelmente para conseguirmos inaugurar a subseção hoje”, disse, referindo-se à coordenadora adjunta de subseção, Raquel Curcino de Andrade, e às agentes administrativas Ana Lígia Nunes Amorim e Jane Vilela Oliveira. 

Para valorizar ainda mais os profissionais de Enfermagem e homenagear nomes de destaque na categoria, decidiu-se nomear as subseções. Esse trabalho foi iniciado em Montes Claros, que, em 2018, recebeu o nome da enfermeira Ernestina Dourado Sobrinha Corrêa Machado, uma profissional muito importante no Hemocentro da cidade. A ideia é expandir a iniciativa a outras subseções. Em Uberlândia, o reconhecimento foi dado à enfermeira Matildes Maria Barbosa.

Natural de Juiz de Fora, Matildes Maria Barbosa dedicou 37 anos de sua vida à Enfermagem. Em sua trajetória profissional, foi conselheira do Coren-MG, conselheira suplente do Conselho Municipal de Saúde de Uberlândia, coordenadora da UTI Adulto do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e docente do curso de graduação em Enfermagem na Unipac Uberlândia. Em 2012, ela faleceu em virtude de um câncer.

Segundo Carla Prado, quem estagiou, trabalhou e passou pela UTI do HC da UFU com Matildes lembra-se que ela era muito firme e, às vezes, até meio sisuda, mas de um coração gigante. “No momento em que eu mais precisei, ela abriu as portas da UTI para mim, quando a minha irmã estava internada. Era uma pessoa muito digna. Todo mundo que a conheceu sabe a pessoa maravilhosa que ela era. E a família, muito gentilmente permitiu que hoje tivéssemos a honra de batizar a subseção com seu nome.” 

A presidente do Coren-MG agradeceu, ainda, à enfermeira Angélica Beatriz da Silva, que foi companheira de Matildes e intermediou o contato de Coren-MG com a família da enfermeira. Emocionada, ela se mostrou muito grata pela homenagem. “Fico muito honrada. Nem sei o quanto eu tenho gratidão por ela, por tudo que me ensinou e por sua significância na Enfermagem. Acho a que maior parte da Enfermagem de Uberlândia a conhece e sabe da importância que ela teve para todos nós. Uma pessoa excelente”, disse Angélica da Silva.

A presidente do Coren-MG, Carla Prado Silva, e a enfermeira Angélica Silva prestaram homenagem à enfermeira Matildes Barbosa, que agora dá nome a subseção Uberlândia

Em seguida, a enfermeira Raquel Curcino de Andrade agradeceu a presença de todos, reforçando que as melhorias feitas foram pensadas nos profissionais de Enfermagem. “É um momento de tanta alegria. Vocês foram escolhidos para representar nossos inscritos. Tudo foi feito com muito carinho. Esse espaço é nosso, foi pensado para nós”, comemorou. Ela lembrou, ainda, que desde quando ela e Carla Prado entraram no Coren-MG, sempre lutaram para a conquista de um espaço aconchegante para recebê-los. “Hoje, ter uma infraestrutura que a gente possa receber e acolher nosso inscrito, é uma satisfação imensa. Sintam-se parte do Conselho. O Conselho é nosso, esse local é nosso. Venham nos visitar sempre.”

Uma das autoridades presentes foi o vereador de Monte Carmelo, enfermeiro Carlos Alexandre Cunha. Ele se disse muito feliz por estar com a presidente do Coren-MG em momento histórico para a categoria na região, bem como para o Conselho. Ele também destacou a homenagem feita à enfermeira Matildes Barbosa. “Ela foi minha professora na Unipac, trabalhou junto conosco em vários setores e era uma militante em prol da classe da Enfermagem”, lembrou. Além disso, foi a enfermeira quem o incentivou a entrar para a política. “Falava para mim que a política é a única forma de mudar as coisas. As batalhas foram muitas, muitas críticas, até mesmo por ser enfermeiro, mas tive muita força e muito pulso.”

O final da cerimônia foi marcado por uma homenagem à presidente Carla Prado Silva, feita pelo diretor de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), Frank José Silveira Miranda. “Parabéns pela sua atuação. Nós temos um Conselho inovador. Quando eu olho para você, Carla, pensamos em políticas muito mais de conciliação do que de punição. É esse Conselho que eu esperava e é esse Conselho que eu tenho visto em você”, declarou.

Os veradores de Monte Carmelo, técnico de enfermagem José Euripedes Machado e enfermeiro Carlos Alexandre Cunha, a enfermeira Raquel Curcino de Andrade e o diretor de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), Frank José Silveira Miranda, prestigiaram o evento